Pular para o conteúdo principal

Já vi este filme

A privatização dos serviços públcos era mais do que prevista na gestão Silvio Magalhães Barros II. Quando o irmão foi prefeito (1989/1992), terceirizou a coleta, com o argumento ridículo de que a frota de caminhões coletores estava sucateada e que portanto, entregar os serviços para a iniciativa privada significaria mais eficiência e racionalizaçãio de custos. Vale lembrar que o sucateamento dos caminhões coletores, os chamados Kukas, ocorreu extamente na gestão neoliberal de Ricardo. Foi um sucateamento programado, para justificar a entrega da coleta para a Sotecol. Passados 17 anos, a mesma conversa. A frota de caminhões coletores estaria sucateada. Se está, foi deliberadamente sucateada, porque a gestão passada do PT de Zé Cláudio e João Ivo deixou pelo menos quatro caminhões zerados, comprados através de pregão on line em 2004.
A cidade não pode esquecer nunca dos prejuízos enormes que o contrato com a Sotecol causou aos cofres municipais. O passivo gerado com aquela irresponsabilidade não foi pequeno. Sem contar que para recompor a estrutura deliberadamente destroçada, foi poreciso muito dinheiro público . Lembro que o então prefeito Said Ferreira teve que recorrer ao governo do Estado. O governador Requião mandou para cá vários caminhões coletores. Mas a multa contratual foi se arrastando até a gestão do PT, que foi na verdade quem quitou a fatura, após penosa negociação, feita pessoalmente pelo Zé e pelo João.
Mas falando do presente, cabem algumas observações : a) - a empresa que vencer a licitação vai ganhar em torno de R$ 80,00 por tonelada coletada e ainda por cima vai ficar com o lixo reciclável coletado, que também lhe renderá uim bom dinheiro. E o que será feito dos garis da Prefeitura? E o que acontecerá com as cooperativas de reciclagem?
Acho que a sociedade organizada de Maringá precisa encabeçar este debate, uma vez que não dá mais para contar com a Câmara Municipal, cuja maioria está do lato do prefeito e portanto, não oferecerá nenhuma resistência a este absurdo.
Na esteira do lixo, vem a saúde (terceirização dos hospital Municipal), poderá vir a educaçao e, pasmem, até a merenda escolar. Eu não cometeria a liviandade de dizer que cada povo tem o governo que merece, mas é certo que o eleitorado, que em 2004 se deixou levar por um certo encantador de serpente, deve estar refletindo sobre a tamanha besteira que fez.

Comentários

Anônimo disse…
Também achei um abuso de poder privatizar o lixo, principalmente quando vai afetar muitos trabalhadores como os garis e as cooperativas. Precisamos nos organizar, é só avisar que eu participo.
Viviane - Ong Soma Ambiental
Anônimo disse…
O vereador Humberto Henrique está fazendo correr um projeto de lei popular (coletando assinaturas), que poria fim a esses abusos. Por aquele projeto, tais falcatruas só seriam aprovadas após consulta popular (plebiscito ou coisa que o valha). Por isso a pressa do prefeito em aprovar essa trapaça.
Anônimo disse…
Parabêns. Concordo plenamente e acho que a tercerização é uma porta para a corrupção e desvio de recursos. Quem vai controlar a quantidade de lixo recolhido? Só para falar de um detalhe.
Anônimo disse…
Privatizar para dar aos amigos. A cidade de Maringá é um mercado, é um balcão dos barros.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.