Pular para o conteúdo principal

Arriba, Paraguai!

O bispo Fernando Lugo acaba de renunciar ao sacerdócio para se dedicar integralmente a um projeto nacional de recondução do povo ao poder no Paraguai. Ele anunciou exatamente no dia do Natal que será candidato a presidente da república em 2008. Sua candidatura atende aos apelos insistentes da comunidade católica do país vizinho, que vê no agora ex-clérigo a única chance que o país tem de acabar com a hegemonia de 59 anos do Partido Colorado, do ex-ditador Alfredo Stroessner.

Desde a eliminação de Francisco Solano Lopes, por ocasião da Guerra do Paraguai no século XIX, que o Paraguai nunca mais se levantou. Era até então uma próspera república e com elevado grau de desenvolvimento social. De certa forma, ameaçava "contaminar" outros países da América do Sul com o seu exemplo nacionalista, de contraposição ao império britânico. O Paraguai foi massacrado pela Tríplice Aliança, liderada pelo Brasil de Caxias.

Os 59 anos de domínio do Partido Colorado impediram que o Paraguai evoluisse politica,economica e socialmente a partir da segunda metade do século XX. Tentou na primeira eleição diretra pós-Stroessner com Domingos Laino , mas as forças oposicionistas não conseguiram derrotar o Partido Colorado. Agora com o bispo Lugo, tem uma chance concreta de dar meia volta na política do atraso. Que os anjos digam amém!

Comentários

Anônimo disse…
Admiro a coragem deste homem de Deus, o bispo Fernando Lugo. Mesmo sabendo que com certeza ele irá sofrer sérias sanções do Vaticano, sem excluir a excomunhão "Latae Sententiae", prefere dar sua vida em prol da moralização política do Paraguai. Um gesto de martírio, pois sabemos que grande parte dos bispos do Paraguai, Argentina, Colômbia e outros, estão ligados aos poderosos. Nestes países a Igreja por meio dos bispos servem não ao povo sofrido, mas aos ricos opressores, tanto é que o episcopado paraguai já anunciou que não dará apoio nenhum para o Bispo Fernando. Quem sabe o exemplo deste homem santo, inspire força e coragem também no episcopado brasileiro, para que denunciem sem medo as injustiças cometidas no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.