Pular para o conteúdo principal

Revendo amigos

Antônio Calegari, há 20 anos editor chefe do matutino carióca Jornal do Commércio, o segundo jornal mais antigo do país, com mais de 180 anos de circulação ininterrupta, está em Maringá desde sábado.
Tenho o maior orgulho de dizer que foi ele o primeiro profissional a dar um empurrãozinho para que eu ingressasse no jornalismo. Foi em 1966 na extinta Folha do Norte do Paraná, onde ele era repórter policial e eu, apenas office boy da redação. Uma redação que tinha Ivens Lagoano Pacheco, como editor-chefe, A.A. de Assis, como secretário; Borba Filho, como editor de esportes e além dele Calegari, os repórteres Elpídio Serra, Raul Bendlin (hoje um conceituado médico ginegologista) e Kester Carrara, atualmente trabalhando como professor numa cidade do interior paulista.
Acompanhei Calegari no périplo que fez por Maringá ontem e hoje. Hoje pela manhã fomos visitar o Verdelírio, no Jornal do Povo e o Frank Silva, no O Diário. O Verde era colunista político do O Jornal naquela época e o Frank, colunista social da Folha, o principal jornal da região nos anos 60.
O amigo Calegari veio visitar parentes em Maringá e Mandaguaçu e hoje bem cedinho segue com a sua mãe para a cidade de Luiz Eduardo Magalhães , na Bahia, onde ele tem um irmão. Calegari é um jornalista de grande prestígio no Rio.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Messias,
Você foi generoso em excesso, coisa de amigo, grande amigo.
Obrigado pela companhia, pela atenção e pelos adjetivos. Parabéns pela qualidade do blog. Espero recebê-lo aqui em breve e poder retribuir pelo menos parte da atenção recebida aí.
Grande abraço e muita saúde.
Calegari

(Bons tempos aqueles do começo da profissão, de romantismo, sonhos, até delírios, que trazem saudades)

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.