Pular para o conteúdo principal

Ói, ói o trem!

O trem de passageiros do Norte do Paraná deve entrar em operação até 2010. O Ministério dos Transportes já está fazendo o projeto técnico, uma vez que os estudos de viabilidade econômica foram realizados em 2004 e apresentados por diretores do BNDES ao então prefeito João Ivo Caleffi, mostrando ser Maringá-Londrina um dos trechos mais rentáveis do país para o transporte ferroviário de passageiros. Colocar este trem nos trilhos é compromisso de campanha do presidente Lula, assumido também no Paraná pelos dois candidatos a governador - Requião (vitorioso) e Osmar Dias.
Está definido que a linha férrea não será mudada para bitola larga, o trem de passageiros correrá pela bitola estreita mesmo, mas em alguns trechos haverá linha paralela, para facilitar o controle de tráfego das composições no trecho Paiçandu-Ibiporã. O trem será moderno, com vagões confortáveis. Mas há um detalhe que preocupa: o péssimo estado de conservação da ferrovia. Será que o próprio Ministério dos Transportes, por meio do Denit, vai melhorar as condições da estrada de ferro ou forçará a ALL a fazê-lo?. Não sei como é esse contrato de concessão que a Rede Ferroviária firmou com a América Latina Logística, mas é visível o desleixo absurdo com a manutenção da ferrovia , utilizada pela holding para ganhar rios de dijnheiro.Recentemente comentei aqui neste blog a preocupação de um engenheiro aposentado com a falta de manutenção preventiva, por exemplo, no túnel da Av. Hoirácio Racanello, em Maringá. E nem é preciso entrar lá para ver como a ferrovia está mal cuidada. Basta ver as passagens de nível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.