Pular para o conteúdo principal

Pela média

A Prefeitura repassa à TCCC em torno de R$ 300 mil/mês para subsidiar o passe do estudante. O valor é fixado com base na média de alunos transportados no ano anterior. Seria interessante a Câmara verificar se os créditos utilizados correspondem realmente ao valor repassado mensalmente.
Acho que seria interessante também, o nosso Poder Legislativo, legítimo representante dos interesses da população, encomendar uma análise técnica bem rigorosa da planilha de custos da empresa que explora o transporte coletivo urbano de Maringá. Tenho cá comigo, que o sistema é pra lá de superavitário e com tantos incentivos (subsídios, exploração de bus door,etc) a passagem deveria estar bem mais barata, uns R$ 0,20 pelo menos.
O prefeito Silvio Barros II apoia a ingetração da passagem Maringá-Sarandi-Paiçandu, mas faz sempre a mesma ressalva: " Se a passagem tiver que aumentar por causa disso, o passageiro de Maringá não pode pagar esta conta" . Não pode e nem tem porque pagar, pois não é preciso ser economista para saber que se algum impacto a integração tiver na tarifa, este impacto será imediatamente minimizado pelo inevitável aumento de demanda. Some-se a tudo isso, o fato de que as empresas que fazem as linha metropolitanas de Sarandi e Paiçandu pertencem ao mesmo grupo da TCCC que, de tanta gordura excedente, deve estar com o colesterol nas alturas.
Lembremos, a propósito, que quase metade das populações de Sarandi e Paiçandu acima de 17 anos, trabalha ou estuda em Maringá. O lucro que as duas cidades conurbadas dão para a Cidade Verde e o Expresso Maringá deve ser extraordinário. Ademais, Maringá, Sarandi e Paiçandu estão emendadas e o vai-e-vem diário dos moradores fazem desse eixo uma cidade só. A integração , portanto, é uma contingência natural dessa metroipolização. Como se pode perceber claramente, as dificuldades da integração se localizam muito mais no terreno político do que no técnico-financeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema