Pular para o conteúdo principal

Sinal amarelo

Já escrevi sobre este assunto aqui, mas volto a lembrar dele, porque a luz amarela continua emitindo o sinal de alerta no túneo do Novo Centro. Aquele engenheiro aposentado que, em conversa comigo, manifestou grande preocupação com a falta de manutenção da linha férrea e com a ausência de dissipadores de fumaça do túneo do Novo Centro diz que andou observando o local dia desses e ficou ainda mais assustado. Comenta:" São várias locomotivas soltando fumaça de óleo diesel diariamento naqueles tres quilômetros que vão da Paraná a Pedro Taques. A ausência de suspiros, faz com que a fumaça fique impregnada nas paredes de concreto. Ao longo do tempo, a ação corrosiva da fumaça pode trazer consequências gravíssimas para a cidade, caso não haja plano de manutenção periódica do túnel. Some-se a isso, o fato de que os trilhos estão assentados sobre um monte de dormentes apodrecidos , aumentando o risco de descarrilamento" , volta a me dizer o engenheiro, que anda preocupado também com a transformação do túnel em esconderijo de marginais, aonde imagina ser intenso o consumo de drogas.
Lembro , a propósito, que existe levantamento de um órgão nacional ligado ao transporte terrestre , feito há cerca de um ano e meio a pedido do Ministério Público. Mas até agora ninguém viu este relatório, que a julgar pelas informações que um dos técnicos vasou na ocasião da vistoria , traz um diagnóstico preocupante da situação.
É difícil saber o que reza o contrato firmado no governo FHC entre a Rede Ferroviária Federal e a ALL - América Latina Logística sobre a exploração da ferrovia na região, mas pelo jeito a empresa está desobrigada de fazer manutenção da estrada que lhe proiporciona lucros astronômicos. Em Maringá, nem os guardas das passagens de nível ela paga. Pelo menos não pagava atgé 2004, tendo a Prefeitura que bancar o esquema de segurança nas cancelas automáticas. A manutenção das linhas, com certeza, ela não faz. Basta ver o estado de conservação das passagens de nível.

Quase vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.