Pular para o conteúdo principal

Juventude: provas,cerveja e cacetete


Uma aglomeração com milhares de jovens (potenciais estudantes universitários), carros, som alto, cerveja e diversão. Qual o problema? Afinal, trata-se da juventude, fase típica da rebeldia, da ousadia e das opções de vida. Pois é, durante os dias do vestibular da UEM este foi o cenário nas imediações da universidade, que reuniu milhares (milhares mesmo) de jovens buscando a diversão e a confraternização após as provas, mas para isso ocupando várias vias públicas no entorno.

Mas o que fazer com toda esta galera que “resolveu” se concentrar nos bares e repúblicas ali da região? A partir da “reclamação” de moradores inquietados com o som alto e com supostas brigas entre os jovens, o Estado ofereceu a única resposta que tem oportunizado para os jovens: o cacetete da polícia.

Ora, mas alguns poderiam objetar e dizer: ah, mas são filhos de “papai” querendo se divertir e impedir o direito de “ir e vir”: Nada mais falso. O que se viu naqueles dias foi uma pluralidade de “juventudes” que por falta de espaços públicos adequados e opções de diversão, não encontra alternativas a não ser ocupar vias públicas e externalizar seus hormônios e adrenalinas.

Qual o papel da universidade e do Diretório Central dos Estudantes neste processo? Qual o espaço ideal ou necessário para potencializar toda esta juventude numa diversão não hipócrita, como aquela que proíbe o consumo do álcool, mas ao mesmo tempo crítica e cultural?

A alienação a que foi submetida a juventude, torna visível sua incapacidade de estabelecer relações sociais concretas e sólidas, o que faz com que o vestibular se assemelhe com um carnaval fora de época. Falta um projeto cultural de inserção do jovem valorizando seu potencial e energia dessa fase da vida, pois, na UEM não há um espaço de convivência de acadêmicos que torne possível uma sociabilização desses jovens, de maneira que a única alternativa que grande parte opta é a reprodução da lógica da coisificação, da atrofia causada pela vontade de consumir, tão empobrecedora. E quem não se resigna é massacrado pelo consumismo que se torna mais fácil pela força da propaganda de convencê-lo da sua ineficiência caso não se comporte, ou, não obedeça, tal lógica.

Neste sentido, nem a universidade apresenta um espaço adequado, nem o Diretório Central dos Estudantes, em sua atual gestão, apresentam qualquer proposta de alternativa cultural para a juventude em disputa a uma vaga universitária. No máximo, reproduzem, no caso específico do DCE, um rito de diversão típico da sociedade de consumo: vender ingresso para festas em bares fechados com objetivo de lucro.

Qual diversão queremos? Certamente podemos afirmar que a de não estar de acordo com isso tudo, sendo mais uma banda numa propaganda de refrigerantes, ou, de cerveja, não importa, a finalidade é única: esquecer da opressão onde ela se mostra.

Por uma questão de opção do Estado a resposta mais fácil em relação à juventude é aquela que a exclui do acesso ao trabalho, à educação em todos os níveis e de forma pública, gratuita e de qualidade, além de privá-la de políticas de cultura que democratizem as possibilidades de externalização das diferenças, dos gostos musicais, de outras formas de arte e, em lugar de tudo isto, coloca o cacetete da PM como tutor da massa, afinal, foi isto o que se viu e se constatou naqueles dias, uma massa de jovens sem opções alternativas de lazer e cultura tutelados pelo braço armado do Estado, sob o pretexto de defesa e controle da ordem.

A hora é de construir alternativas e acreditar na rapaziada, como já dizia o querido e saudoso Gonzaguinha.



Avanilson A. Araújo, advogado e mestrando em Ciências Sociais-UEL,

e-mail: avanilson@hotmail.com

Hugo A. Alves Araújo, Graduando em Ciências Sócias – UEM,

e-mail: huguim_araujo@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.