Pular para o conteúdo principal

Que o Conselheiro Acácio não nos ouça!

Laércio Souto Maior, um intelectual maringaense e referência ética de militantes locais que ainda sonham com um Brasil menos injusto, mais solidário e humano, costuma dizer, do alto da sua experiência político-partidária:" Na hora de votar no prefeito, o munícipe olha primeiro para a cara da cidade. Se ela estiver limpa, sem ruas esburacadas e com meios-fios pintados, o eleitor esquece o resto. Isso é péssimo, mas infelizmente é assim que a coisa ainda funciona".
Laércio faz a leitura, mas claro, não concorda com ela. Acha que manter a cidade limpa e sem buracos , é importante, mas administrar um município é muito mais do que isso" .
Que o impagável personagem de Eça de Queiroz não nos ouça, mas essa filosofia acaciana é desastrosa para uma cidade que quer viver e crescer com cidadania.
A filosofia acaciana dos nossos políticos tradicionais está a nos indicar que em 2008 Maringá estará com a cara bonita. Pode até haver buraco nas ruas, mas certamente, as ruas estarão limpas e os meio-fios bem pintados. Não por acaso, a atual admistração já teria adquirido uma máquina de pintar meios-fios. Diz-me um chegado do prefeito Silvio Barros II, que a máquina é fantástica, pinta com velocidade de papa-léguas.
Nada contra . Acho que essa disposição de manter a cidade limpa e agradável (mas sem acabar com as suas árvores) deve existir desde o primeiro dia do gestor público. O risco de se maquiar às pressas, em nome do êxito eleitoral, é transformar esta bela menina chamada Maringá numa tremenda pirua.

Sobre o Conselheiro Acácio: Eça de Queiroz criou em O PRIMO BASÍLIO este personagem que se tornou célebre como representação do convencional e da mediocridades política na Portugal do final do século XIX. Acácio é atual e nos parece muito familiar. O lembramos sempre que nos deparamos com um político de pompa balofa e postura de pseudo-intelectual. O Conselheiro Acácio era o rei das obviedades, das frases feitas, das citações descontextualizadas. Portanto, qualquer semelhança com lideranças da nossa paróquia será mera coincidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.