Pular para o conteúdo principal

Vocações econômicas

Os municípios do entorno de Maringá estão descobrindo e alguns até consolidando suas verdadeiras vocações econômicas. Já temos Marialva, capital da uva fina e agora caminhamos para a transformação de Santa Fé, Capital Nacional da Fotografia. Existem mais de 30 empresas de fotografia e vídeo em Santa Fé. Algumas atuam no Brasil inteiro, não só na produção de imagens, mas também na organização de eventos sociais. Um pouco mais distante de Maringá, mas na área da Amusep,vamos encontrar Paranacity, a capital do urucum. Nova Esperança tem sua maior referência no bicho da seda, mas começa a incursionar na área da seringueira, com uma produção ainda tímida do látex, mas que já garante bons rendimentos a vários produtores rurais.
Enquanto isso, a cana de açúcar avança, ameaçando outras culturas, principalmente a produção de alimentos. Não é por outra razão que o governador Roberto Requião quer pressa no novo zoneamento agrícola do Estado. Nada contra a produção de açúcar e de álcool mas, mas que as lavouras de cana avancem sobre áreas de pastagens e não de milho,feijão, arroz e hortaliças. Se deixar, vamos ter cana até nos arrebaldes das cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.