Pular para o conteúdo principal

Cala a boca, menino!

Alunos de escolas das Zonas 4 e 5, principalmente do Colégio Bygton Júnior, viveram momentos de grande apreensão ontem à tarde. Houve uma operação "intimida menino", com o pretexto de acabar com o que chamam de "mau comportamento dos alunos nos ônibus" . Os meninos fazem mesmo muita algazarra, mas é só barulho, não tem agressividade e nem depredação. Coisa de pré-adolescente, que incomoda um pouco os adultos, mas não passa disso.
O comandante da operação foi um certo Vandré, em nome do Conselho Tutelar. O mesmo chegou a reter alguns passes de estudante.
Transcrevo aqui o texto da Adriane Eliege Siega, que publicou nota no blog Fé e Política. Ela estava na circular 459 e é, na condição de testemunha ocular, que narra os fatos. Meu filho de 14 anos estava no ônibus e me contou a versão dele, que bate direitinho com a narrativa da Adriane.Conta Adriane:
"Nas proximidades do Hospital Paraná, ao entrar na rua das Camélias, o Sr. Vandré (do conselho tutelar) ordenou ao motorista: ‘O motorista, assim que passar esse carro o Sr. encosta o ônibus e não abre as portas não’. Um pouco antes da escola Notre Dame o motorista parou o ônibus conforme solicitado. Então o Sr. Vandré falou em voz alta, praticamente gritando: ‘Agora ninguém mais fala, só eu falo aqui...’ e seguiu discursando que é do Conselho Tutelar e que tem recebido denúncias de que os estudantes estão fazendo muita bagunça no ônibus e estão alí para investigar essas denúncias, que os alunos tem direito de usar o transporte “de graça”, mas não de bagunçar no ônibus e que ‘a partir de agora estamos recolhendo o cartão do estudante que apresentar mau comportamento’, disse também ‘que estudante até onze anos recolhe o cartão e com mais de onze anos vai direto pro conselho tutelar’, nisso começou, junto a mais uns três ou quatro homens, a recolher vários cartões de passe do estudante e disse que os alunos que tiveram o cartão recolhido deverão retirá-lo no conselho tutelar acompanhados dos pais. Um aluno questionou como iria pra aula no dia seguinte sem o cartão e um dos senhores que acomapanhavam o Sr. Vandré disse que ele teria que pagar com dinheiro. O carro do conselho tutelar acompanhou o ônibus no trajeto. Eu desci no primeiro ponto da rua das Tipuanas no Borba Gato.”Primeiro: É permitido ao conselheiro tutelar retirar o cartão de transporte do estudante?Segundo: O conselheiro pode ter ações nesse nível sem que o menor esteja acompanhado de seu representante legal?Terceiro: No caso nã seria indicada primeiramente uma advertência?Quarto: Um trabalho educativo junto aos pais, escola e estudantes não traria maiores benefícios aos estudantes e à população?Se alguém puder que responda a estes questionamentos!"

Comentários

Anônimo disse…
Hum, problems, my friend. Problems. Ninguém - nem Vandré ou quem quer que seja - pode se esquecer que todos vivemos dentro dum triangulo legal: acima a Constituição, à esquerda o Código Civil, e à direita o Código Penal. É nessa angularidade que se abeberam os advogados para pleitear poupudas (e dorida$ ) indenizaçõe$ morais e materiais.
Anônimo disse…
Que coisa vergonhosa desta pessoa leiga, rude, despreparada e semi-anarfa Vandré Fernandes.
Anônimo disse…
A Adriane é uma pessoa politizada e, sempre, engajada na luta em busca de uma vida melhor. E, às vezes, a vida prepara essas "surpresas" não é Adriane?
Parabéns Adriana por não se calar.
Anônimo disse…
Vandré é um grande puxa saco de Silvio Barros.
Roberto Alves
Anônimo disse…
E como disse o Balestra vem processo em cima do Vandré por danos morais que pode fazer que ele perca até o cargo, mas como bom lacaio dos Barros logo aruma uma boquinha.
Roberto Alves.
Anônimo disse…
Esse cara..o Vandré...é ridiculo...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.