Pular para o conteúdo principal

Desabafo de um conselheiro




" A Caixa de Pensão e Aposentadoria dos Servidores Públicos Municipais de Maringá, passa talvez pelo seu maior desafio desde a sua fundação. Podemos dizer que uma minoria sempre torceu contra uma CAPSEMA forte e auto-gestora.
O que podemos afirmar é que os ataques a CAPSEMA, se pautaram agora na questão da ilegalidade, isso depois de várias tentativas frustradas por parte do governo municipal de interromper o repasse LEGAL para a assistência a saúde, definido em Lei Municipal da parte patronal.
O discurso da ilegalidade cai por terra, quando se verifica que em nenhum momento a Lei foi revogada e a inconstitucionalidade sequer pedida. Ao mesmo tempo podemos verificar que a grande maioria dos Municípios e Estados que implantaram a assistência a saúde de seus servidores não apresentaram problemas e permanecem realizando o repasse patronal.
O Tribunal de Contas em nenhum momento reprovou as contas da CAPSEMA nem tampouco considerou ilegal a manutenção do repasse patronal.
Não pensem que os ataques irão parar por aí, sob o pretexto de que o fundo para a aposentadoria não conseguirá se manter, o governo municipal tentará intervir alterando vários itens e retirando direitos conquistados com a organização e a luta dos servidores.
Infelizmente, como foi o caso de um político com o mesmo sobrenome, irão ficar as marcas e, os resultados não serão nem um pouco interessante para a categoria dos servidores públicos municipais de Maringá.
È necessário que fiquemos atentos, não se deixando levar por propaganda de entidade que não tem nenhum histórico de luta em defesa dos servidores, ou de um governo que não debate em audiência pública com a população.
Lembremos que a CAPSEMA, apesar do momento delicado, causado minuciosamente por um plano de retirada de direitos dos trabalhadores, continua sendo dos servidores, que devem defender sempre, não deixando que um governo entregue tudo que foi construído nas mãos da iniciativa privada, destruindo de vez com a nossa assistência a saúde.
O atual governo e seus ocupantes de cargos comissionados (muitos desses falidos que não conseguiram gerir seus próprios negócios) são despreparados, desprezam os servidores, e não valorizam aqueles que devem prestar bons serviços para a população.
O sindicato sempre defendeu a CAPSEMA, e continuará defendendo, porque entende que o servidor também merece respeito e dignidade, com direito a assistência a saúde e uma aposentadoria justa".
Eliel Gonçalves – Conselheiro Administrativo da CAPSEMA

Meu comentário: enfim, uma manifestação pública de alguém do Conselho Administrativo da Capsema. Por onde será que anda a Jacira Martins, presidente desse conselho e aliada histórica do deputado federal Ricardo Barros?
Em tempo: a nota acima está postada no blog do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.