Pular para o conteúdo principal

Arriba, Paraguai!

As eleições presidenciais no Paraguai estão pegando fogo, mas a mídia brasileira continua ignorando este fato jornalístico da maior relevância. Uma vergonha. Como sou um apaixonado pela causa da auto-determinação dos países sul-americanos e sobretudo, pelo combate às desigualdades sociais no continente, faço questão de me sintonizar politica e emocionalmente com as disputas eleitorais desse lado do Atlântico.
Acho de grande importância para NOS OTROS as eleições paraguaias, que trarão como fato novo altamente positivo a vitória do bispo Fernando Lugo. Dom Fernando, que pediu demissão ao Vaticano , mas o Papa Bento XVI não aceitou, preferindo uma suspensão "a divinis" , lidera todas as pesquisas. O apoiam as principais lideranças sindicais e camponesas do país e tentam evitar sua eleição, as elites política e empresarial do Paraguai. Essa aliança da direita é que explica o crescimento do general golpista Lino Cesar Oviedo, o segundo colocado.
É importante frisar que o bispo Lugo faz questão de dizer que não será um novo Hugo Chaves e muito menos um Evo Morales. Eleito, será um presidente nacionalista, voltado para políticas públicas de recuperação da auto-estima do povo paraguaio. Pretende fazer um governo popular, um governo de coalisão, apoiado pelas forças progressistas. E claro, terá como espinha dorsal da sua política externa, a luta pelo fortalecimento do Mercosul e sobretudo, contra o rolo compressor de Tio San. Viva dom Lugo! E que o povo paraguaio tenha juízo na hora de votar. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema