Pular para o conteúdo principal

Quase Papa


Dom Aloísio Lorscheider, que morreu aos 83 anos, quase foi Papa. Problemas de saúde impediram que ele fosse o escolhido para suceder João Paulo I, de pontificado curtíssimo. Informou-se na época que até o cardeal Karol Wojtyla teria votado em Dom Aloísio. De modéstia incomparável, jamais admitiu essa possibilidade. O entrevistei numa de suas visitas à irmã Anita, em Maringá, pouco tempo depois da escolha de João Paulo II. Ele era cardeal arcebispo de Fortaleza e tido como uma das vozes mais respeitadas do Nordeste, na luta contra a indústria da seca.Lembro que, quando eu falei que era baiano de Pintadas, município do polígono da seca, Dom Aloísio colocou a mão direita sobre a minha cabeça e disse :"Culpam a natureza pela seca, mas o Nordeste não é seco, está historicamente seco por causa das suas oligarquias e da política de dominação que lá existe, inclusive alimentada pelo que o nordestino chama de `sul maravilha!"
Dom Aloísio era a sensatez em pessoa. Fazia-se tonitroante na defesa da Carta de Puebla, da qual aliás, foi um dos mais importantes signatários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.