Pular para o conteúdo principal

Um tiro no pé

Quando a polícia prende e arrebenta um delinquente, a população vibra. Quando divulga-se o tratamento animal que os presos recebem em celas apinhadas, vem a exclamação coletiva:" Bem feito, eles têm mesmo é que sofrer para pagar por seus crimes!"
Quem haverá de se opor à revolta da sociedade com a marginalha?. E quem haverá de, em nome dos direitos humanos, defender os direitos humanos de quem não foi humano na hora de acabar com a vida de outra pessoa?
É tudo de difícil compreensão, mas para questões tão complexas , só reflexões e debates aprofundados, racionais e sem a interferência do fígado. Porque no fundo, no fundo, a revolta existe em cada um de nós que, em alguns momentos, chegamos a pensar em justiça com as próprias mãos.Alguns falam até em pena de morte.Que absurdo!
Mas vem cá, o que todos queremos não é a solução definitiva para a violência que nos apavora a todos? Claro que é. As estatísticas mostram que o índice de violência é cada vez mais crescente, graças à reincidência.
Isso quer dizer que o sistema prisional brasileiro não ressocializa e funciona como um verdadeiro alimentador da violência. E quando vibramos com os maus tratos dos presos, estamos contribuindo para o crescimenmto da reincidência, porque não nos iludamos : um preso enjaulado como bicho, mais dia , menos dia , sai da jaula e dana a se vingar da sociedade.
O caldo de cultura que escorre por essa canaleta está misturado ao da repressão policial desmedida a movimentos sociais e a grupos (até babacas, diria) de rebeldes sem causa, como ocorre em épocas de vestibular nos arredores da UEM.
A ação policial no sentido de coibir os excessos dos estudantes na base da violência significou um excesso combatendo outro excesso. É fogo para apagar as labaredas. E todos aqueles que moram por ali e se sentiam incomodados, certamente festejaram a presença da tropa de choque que, pelo visto, chocou mais do que os que vinham chocando. Foi um tiro no pé, sem dúvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema