Pular para o conteúdo principal

Viva a blogosfera!

24.12.07
Finalmente o sinal de alerta sobre os riscos de acidente no túnel do Novo Centro foi levado em consideração. Quem pautou a imprensa local, principalmente o O Diário, foram os blogs. Desculpem a falta de modéstia, mas a primeira manifestação de preocupação com o descaso da ALL saiu aqui neste blog. Alertado pelo engenheiro Milton, aposentado pelo antigo DEOE , este blogueiro publicou a primeira nota sobre aquela bomba relógio em março desse ano. A partir daí, passei e enviar sugestões de pautas para as redações. O jornal o Diário demorou mas decidiu entrar na briga. Antes tarde do que nunca, porque foi graças à série de reportagens do Fábio Linjardi que a América Latina Logística tomou jeito e decidiu montar um plano de emergência para o caso de acidente com vagões de combustíveis naquele local. Só uma coisa me intriga nessa história toda: o não surgimento de um relatório que teria sido produzido pela ANTT , a pedido do Ministério Público. O jornal não conseguiu informações sobre este relatório, mas sei de fonte fidedigna que ele existe. Seria bom que aparecesse, até para a gente saber se a ALL está realmente tomando as medidas necessárias. Pelo que consta, há problemas de falta de manutenção das linhas , aumentando a possibilidade de descarrilamento.
Seja como for, o importante é que providências estão sendo tomadas. E isso graças aos blogs, que levantaram esta lebre. Alguns blogueiros, como o Rigon e a Marta Bellini, reproduziram as informações que postei aqui no início do ano. A Marta fez mais: deu destaque também às arquibancadas cobertas do Estádio Willie Davids, que foram construídas há mais de 30 anos e nunca tiveram manutenção, segundo o mesmo engenheiro que me havia passado as informaçõe sobre o túnel do Novo Centro.
Há quem não goste de blogs e tenha urticária de blogueiros, principalmente alguns anônimos, mas admitam: o blog é uma nova realidade dentro da comunicação e sem dúvida, um importante instrumento de defesa da liberdade de expressão e da verdadeira cidadania. Tenho dito!

Comentários

Inconformado disse…
Tem mesmo, Messias! E graças a jornalistas sérios como você e o Rigon, a blogosfera tem essa força danada, que só alguns ainda não viram e muito menos sentiram. É muito bom ver essas denúncias por aqui, pois não se tem dúvidas, partindo de quem partiu. A leitura de seu blog é obrigatória para todos que sentem a necessidade de estar informado sobre os desmandos dos que se arvoram "donos" da cidade. Parabéns e Feliz Natal!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.