Pular para o conteúdo principal

Crime e burrice

"Por que não deixar que prédios de escritórios e apartamentos ocupem aquele espaço central da cidade, e que o velho prédio seja derrubado?
Por uma razão que pode parecer estúpida, que pode parecer não ter nada a ver com o progresso: a nossa história. Esta estação, que pode não ser uma maravilha arquitetônica, é parte da história de Maringá. O estilo pode estar fora de moda, assim como os castelos da Espanha ficaram fora de moda no ano 1492, quando os mouros foram expulsos, e já não era necessário ter castelos que funcionavam como fortes.
O prédio da estação rodoviária de Maringá pode ser “feio,” assim como são feias muitas das catedrais góticas européias. Aliás, elas também ocupam lugares centrais e importantes nas cidades, onde prédios de apartamentos conseguiriam milhões e milhões de euros. Mas as catedrais não são derrubadas. Elas são a marca do tempo, o registro da história. Elas são conservadas, mesmo quando “belas fotos” poderiam muito bem substituí-las. Perguntem a qualquer pessoa da Europa se ela quer esta substituição. A resposta será um não". (Trecho de artigo da professora Eva Paulino Bueno, na revista Espaço Acadêmico).

Comentários

Anônimo disse…
Somente por milagre, salvaremos este patrimônio nestas terras dos deslumbrantes e infantis "novos-ricos".

Eterna Cidade-Dormitório!
------------------------
"Teresa sentada na varanda da casa de seus pais, numa cidade dormitório dos arredores de Lisboa, olhava a paisagem que se estendia aos seus pés. Daquele quarto andar que ficava no alto duma colina via os prédios todos iguais que se estendiam pelo vale e subiam a colina oposta à sua. Era uma paisagem que ela detestava. Uma paisagem sem graça, sem brilho e sem grandeza...."
Trecho de um conto do escritor português José Martinho Alves do Rio.


Maringá está fadada a ser uma triste Cidade-Dormitório, sem atrações, além de shopping certers e cervejinhas nos botecos da moda.
Anônimo disse…
Onde está a o CREA, a OAB, Lions, Rotary, CONDEPHAT,IPHAN, Ministério da Cultura, UEM, CESUMAR, arquitetos (?) e engenheiros (?) da Cidade de ÀGNIRAM ?

Acho que todos cairam no conto da $ereia...ou estão seduzidos pelo "tudo novinho e belo" (?)...Las Vegas, Aspen e Miami (mas até por lá exste o respeito pela História).
A História os julgarão no futuro como omissos ou cúmplices do poder dos "moleques de barro" e oportunistas/enganadores/forasteiros que pilham a alma de um povo, roubam-lhe o tesouro da memória!
Tombamento e RESTAURAÇÃO JÀ - Nulidade da sessão extrardinária forjada na Câmara Municipal, auditoria e CPI desta barbaridade!
Anônimo disse…
Infelizmente o maringaense é um povo alienado, facilmentre manipulável por pseudo-apresentadores/jornalistas vendilhões, que reproduzem apenas a versão dos fatos que interessa a um determinado grupo poítico e seus financiadores.
Se a família Barros continuar no poder em Maringá não será difícil se tornar realidade o texto abaixo, publicado por leitor do Notícias da Província e reproduzido pelo Rigon:
Sugestivo.

"Maringá em 2030:Shopping onde é a antiga rodoviária.A catedral estará demolida e no lugar haverá um hotel de luxo.;O Parque do Ingá, depois de cedido à iniciativa privada é dividido em lotes e transformado em um condomínio residencial de alto padrão.Para evitar a sujeira provocada pela queda das folhas e não atrapalhar as fachadas das lojas a administração municipal erradicou todas as árvores da área central.A Prefeitura deixou de existir e a cidade passou a ser administrada pela ACIM. O prédio da prefeitura é transformado em um edifício comercial batizado com o nome de Silvio Magalhães Barros (a única exigência feita pela família dona da cidade para autorizar a obra foi manter o nome do seu patriarca).A Câmara passou oficialmente a ser um órgão cuja finalidade é manter cabides de emprego.A eleição para vereador foi abolida e o cargo passa a ser vitalício e hereditário para John, Edite, Zebrão, Bravin, Hossokawa, Dorival Dias, Chico Caiana, Fogueteiro, Norma Defune e Guerles.Depois de muita articulação por parte de Ricardo Barros o governo decide fechar a UEM e doar o terreno para que o Cesumar construa seu segundo campus. Uma manobra no senado resulta numa Lei que extingue todas as outras faculdades particulares de Maringá.As principais ruas e avenidas da cidade são todas rebatizadas com nomes de pessoas da família barros.O arcebispo e todos os padres são expulsos da cidade e a única liderança admitida fora da área política passa a ser a matriarca dos barros, dona bárbara.Restaurantes, bares e lanchonetes só podem funcionar se abandonarem os cardápios tradicionais e passarem a servir a dolomita.A rede pública de ensino é totalmente privatizada e o cesumar passa a administrar todas as escolas da cidade.A TCCC elimina os motoristas dos ônibus. Os próprios usuários ficarão responsáveis por conduzir os veículos.As pessoas só poderão ouvir musicas sertanejas e as duplas não poderão fazer sucesso mais do que seis meses, depois disso devem desaparecer do mapa para dar lugar a outros dois cornos com dor de cotovelo.Todas as rádios e TVs da cidade passam a ser controladas pelo Pinga Fogo e além dele e da sua equipe os únicos autorizados a atuarem na imprensa são o fabreti, o matovani, o milton ravagnani, cristina calixto e o leo junior.Andye Iore e Rigon serão enforcados e esquartejados em praça publica a pedido de sua majestade Silvio II e os demais jornalistas de impresso que não rezam na cartilha dos barros serão mandados para a câmara de gás. Quem quiser trabalhar na área ficará sob supervisão constante do Francês e do Edson Lima.Por fim a cidade deixa de se chamar Maringá e passa a se chamar Barroslândia."

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.