Pular para o conteúdo principal

FAT para os magnatas

21.01.08
O FAT é o Fundo de Amparo ao Trabalhador.Mas o trabalhador mesmo ele não ampara coisa nenhuma. A maior parte da montanha de dinheiro que o FAT arrecada vai para o BNDES financiar grandes grupos empresariais. Veja o que escreceveu sobvre o assunto Cláudio Humberto, o "bateu levou" do governo Collor, mas que hoje é um dos colunistas políticos mais lidos do país:
" A dívida do BNDES junto ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) já supera R$ 104 bilhões, mas o banco acha pouco e quer mais. Até porque paga juros irrisórios. Maurício Borges Lemos, diretor do BNDES, esteve em Brasília no conselho do FAT (Codefat), e quase foi solicitado a ir embora após acusar: "Vocês tratam a gente muito mal". Tomando R$ 104 bilhões? O Codefat decidiu recomendar ao BNDES mudar a destinação do dinheiro.
Os conselheiros do Codefat querem a dinheirama do FAT financiando pequenos e médios empreendimentos, mas o BNDES prioriza magnatas".
Humberto informa também que o Banco do Brasil e a Caixa deitam e rolam com o dinheiro do FAT: tomam dinheiro a 5,5% ao ano e o emprestam aos desavisados a 5,5% ao mês.
Desse jeito, essa verdadeira mãe dos magnatas vai acabar quebrando.

Obs: sindicatos de trabalhadores de Maringá, por meio da Coordenação Sindical, se esfalfam em busca de dinheiro do FAT para cursos de qualificação de mão de obra em suas bases. Tem aqueles que conseguem alguma migalha, mas a burocracia é jogo duro. O Codefat, que é o conselho gestor do fundo, parece que finalmente acordou. Já não era sem tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.