Pular para o conteúdo principal

Exagero inexplicável

O jornalista Hélio Fernandes (Tribuna da Imprensa) não entende o exagero das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil. E detona:
"Desde o início fiquei estarrecido com o estardalhaço das comemorações dos 200 anos da chegada ao Brasil da Família Real de Portugal. (Leia-se: fuga covarde diante da avassaladora invasão das tropas da França.
A fuga de Dom João VI e dos apaniguados e favoritos foi vergonhosa e desastrada. Embarcaram amontoados uns nos outros, em navios sem nenhuma segurança, viajaram por mares nunca dantes navegados, principalmente por eles.
Chegaram, viram e não venceram. Instalados magnificamente, continuaram a exploração das riquezas do Brasil, coisa que já faziam desde Pedro Alvares Cabral. Pouco antes, degolaram, salgaram e partiram em dezenas de pedaços, que foram espalhando do Rio a Minas Gerais. Quem foi que sofreu tudo isso? Tiradentes, o herói da resistência contra o colonialismo e a exploração de Portugal.
Agora, exaltamos de forma primária, subserviente e vergonhosamente bajulatória, aqueles que massacraram um dos maiores heróis (dos raros que temos) da nossa história".
PS: como discordar do do Hélio Fernandes? A propósito, não li ainda 1808 do Laurentino Gomes, mas pelo que me disse alguem que leu, ele aborda de maneira bem interessante esta questão da vinda da Familia Real para o Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
Ele tem razão. Vejo a comemoração como idiotia nossa.
Anônimo disse…
Meu caro Messias, Essas terras eram lusas não "brasileiras". O Helio Fernandes deve ter fugido das aulas de história, pois falou um monte de besteiras sobre a vinda da família real. Deve ter assistido o filme Carlota Joaquina e tirado seus conclusões, que são equivacadas. Agora, que história é essa de Tiradentes, um herói? Pobre nação que precisa ter herói.
Herói é o trabalhador brasileiro que vive com um salário mínimo e a elite brasileira acha muito.
Nelso Rodrigues disse…
Claro que Tiradentes deve ser reverenciado por todos os Brasileiro. Também outros nomes históricos que lutaram pelo Território, Independência, abolição dos escravos etc., merecem igual destaque. No entanto, isso não desmerece a importância que teve para o Brasil a Vinda da Familha Real. Não vejo estardalhaço nisso.
Anônimo disse…
Peraí, se o próprio diz que se trata de uma "avassaladora invasão das tropas da França", portanto a fuga não foi covarde. Seria covarde, se não fosse avassaladora, se fosse apenas uns gatos pingados. Mas estamos diante de uma das maiores máquinas militares da história, os exércitos de Napoleão. O que aquele bando de portuga ia fazer contra um exército que passava por cima do encontrava? Esperar ser massacrado? Gostaria de saber se houvesse uma invasão avassaladora em Maringá, quantos ficariam para contar o festival de patê humano em que a cidade iria se transformar.
Além disso, diga-se, os oficiais de Napoleão não estavam interessados no povo, que segue qualquer cabeça coroada, votada ou imposta. Queria mesmo era o couro da aristocracia portuga, aliada da Inglaterra. Correr, nestas horas, se nao se trata de algo honroso, está bem longe de ser covarde.
Quanto à vinda da família real para o Brasil, é o principal fato político dos primeiros 430 anos da história do Brasil. Não fosse, o ritmo de nossa "modernização" seria muito mais lento e aumentaria a hipótese de fragmentação da unidade territorial. Seríamos um retalhos de pequenas e inexpressivas republiquetas ou um grande país ainda mais abestalhado. O ritmo de novidades - e necessidades do Brasil, mas introduzidas em virtude da presença da família real no país - foi sem precedentes na história do País. Sem a família real por aqui, demoraria uns cem anos. Sem contar que abriu a porteira e em pouco tempo o país se tornou independente, daquele jeito meio gambiarrento, mas sim.
Quanto ao Hélio Fernandes, ele está caduco há muito tempo e é muito fácil discordar dele. Um alcoviteiro que pegava grana do Brizola e andou pegando grana do Requião, um patriota em causa própria.
O irmão dele é outra coisa. Mas o Hélio, dá licença.
Anônimo disse…
Belíssimo texto do Helio!!!

Também concordo com a professora Marta!!! Ainda mais quando temos a "Rede Bobo" patrocinando a palhaçada!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.