Pular para o conteúdo principal

O rei está nu

O auditório da reitoria da UEM ficou lotado agora a tarde na sessão pública de apresentação da pesquisa sobre o Conjunto Santa Felicidade que o Observatório das Metrópoles realizou. Da Prefeitura , compareceram apenas uma arquiteta e uma advogada. O relato feito pela coordenadora do Observatório e da pesquisa, Ana Lúcia Rodrigues, desmascara a apregoada necessidade de retirada dos moradores para as intervenções pretendidas. E confirma que 55% dos moradores foram procurados pela Prefeitura com propostas de mudança do local. Teve dono de imóvel quitado que recebeu oferta de R$ 5 mil reais para se retirar da área a ser revitalizada. O mais grave de tudo é que a região do Santa Felicidade não foi transformada em ZEIS - Zona Especial de Interesse Social. Se isso acontecesse, ou se vier a acontecer, no local só podem ser construídas habitações populares. Como o objetivo do projeto de "desfavelamento da cidade sem favelas" é favorecer a especulação imobiliária, não resta dúvida que está implícito o processo de exclusão social.
Uma constatação da pesquisa que deveria preocupar não só os movimentos sociais e os moradores do Santa Felicidade , mas toda a população, inclusive os empreendedores, é a manifesta pretensão do prefeito de mutilar por compledo o Planbo Diretor, elaborado no Congresso das Cidades (2003/2004) e aprovado pela Câmara já na atual gestão, com pequenas alterações. No afã de divulgar a construção de conjuntos habitacionais neste período eleitoral, a Administração está comprometendo áreas públicas, que o PD reservou para a implantação de equipamentos comunitários. Pela vontade manifesta do gestor público atual, a periferia de Maringá fica sem espaço para a construção de escolas, creches e áreas de lazer. Saí da UEM com a sensação de que SBII não é apenas o exterminador do passado, mas do futuro também.

Comentários

Anônimo disse…
Puta merda, Messias, a coisa tá assim? Há 650 km daí, fiquei de cara com as conclusões do respeitável Observatório. E ao ler seus posts mais recentes (acima), sobre o Santa Felicidade, me sinto indignado com tanta tramóia do Poder Público. Aproveito para enviar um abraço a você.

Elvio Rocha

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.