Pular para o conteúdo principal

Palavra que induz ao racismo

"A palavra "denegrir" a imagem do legislativo, utilizada no discurso na Câmara de Vereadores pelo vereador Valter Viana nada tem a ver com os gastos que realizaram, considerando que o que gastaram não diz respeito a negros ou à cor preta. Pareceu-me uma forma - mesmo que camuflada - de racismo. Como se o negro fosse aquele que falasse mal, fizesse coisas erradas e que todos que agora questionam as ações do legislativo, agem como os negros. O nobre Edir pode não ter percebido a gafe, mas fez mal à sociedade: brancos, negros e amarelos, orientais e ocidentais. Deveria se retratar.
Já utilizei, refleti o seu significado e não mais uso. Penso que todos – mais ainda os políticos – deveriam pensar no significado da palavra "denegrir" (que vem da pessoa de cor negra) criada pela elite dominante durante a escravidão no Brasil como diminutivo ou desvalorização social, política e educacional dos negros. Lamentavelmente os organizadores dos dicionários insistem em aceitá-las com normais e muitas pessoas a utilizam como também fosse normal".
. Do blog do Elias Brandão

Meu comentário: Sinceramente, meu caro Elias, não creio que o Valter Viana conheça o verdadeiro significado da palavra em questão. Aliás, poucas, mas pouquíssimas pessoas mesmo , se atentariam para este detalhe. Você é um pesquisador, preocupado com a língua portuguesa, com a etmologia. Veja bem: não faço esta observação para defender o Viana, contra quem não tenho absolutamente nada do ponto de vista pessoal, embora incomoda-me a forma dúbia como ele se posiciona politicamente. Não creio, portanto, que o vereador tenha qualquer sentimenmto racista. Até porque, como católico praticante que é, ele estaria induzindo o Papa Bento XVI a elevar o rol de pecados capitais , que agora é de 13, para 14.

Comentários

Anônimo disse…
A Igreja não foi racista? não é racista? tem certeza... É preciso olhar para a história e verá, não só racismo, mas, também, xenofobia aos ateus. Basta ver as criações da igreja nesse sentido.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.