Pular para o conteúdo principal

Contraponto

"Messias, dizer que o socialismo não deu certo é confundir o gênero com a espécie. Não deu certo na URSS, porque na China, ele (o comunismo) mostra sua força. Lá não é preciso o Estado injetar 300 bilhões de dólares para a economia não quebrar. Agora, não cometa um erro ainda maior de achar que a China só deu certo, porque virou capitalista".

Este pitaco é de um leitor do blog. Pena que não tenha se identificado, até para facilitar o debate. Mas de qualquer forma, vamos lá: você , meu caro maoísta anônimo, não entendeu nadinha do que coloquei na nota "Reflexão de Café Expresso". Em nenhum momento eu digo que a China deu certo por ter virado capitalista. Tá maluco, meu! e aonde está a confusão entre gênero e espécie? Ou será que você também não concorda com a observação do saudoso Betinho, de que as revoluções socialistas priorizaram a igualdade no acesso aos bens de consumo e negligenciaram a liberdade? Qualquer cidadão medianamente inteligente entendeu diferente de você. Fazendo minhas as palavras do grande Leonel Brizola, ao rebater uma bobagem do também presidenciável Enéias num debate na Band, disse:"Até você, meu caro, se estivesse no pleno gozo das suas faculdades mentais, teria entendido o que eu quiz dizer".

Abril 09, 2008 1:11 AM

Comentários

Anônimo disse…
Tá doido, Messias? Onde vc viu que eu disse que vc acha que a China só deu certo porque virou capitalista? Apenas acho que vc se equivocou em acreditar que o socialismo não deu certo. Por que não deu certo? De onde vc tirou isso? Segundo vc, citando o grande Betinho, foi pq a China, Rússia e Cuba privilegiaram a igualdade no acesso aos bens de consumo em detrimento da liberdade. Discordo do Betinho e conseqüentemente de vc, pois as dificuldades do comunismo são mais extrínsecas (embargos econômico, propaganda ideológica de consumismo, competição selvagem, individualismo, etc.) do que propriamente intrínsecas, sem negar a existência dessas e a sua importância no sucesso ou fracasso do sistema. De onde vc tirou que o socialismo não deu certo na China ou em Cuba? Onde vc viu que Cuba privilegiou o acesso a bens de consumo? Por fim, acho que podíamos manter o nível do debate, porque, Messias, usar uma frase do Brizola dita ao Enéas... Forte abraço!
Mário Henrique Alberton.
Messias Mendes disse…
Olá Mário,
Que bom que vc se identificou. Saiba que respeito sua posição, mas continuo achando que vc é que está equivocado com relação ao socialismo. Voce mesmo disse que a China deu certo, mas ao mesmo tempo diz que a China virou capitalista. Fala de Cuba, da Rússia e diz que o socialismo não deu certo por causa dos boicotes e da propaganda anticomunista. Claro, isso teve um peso significativo, mas não é só isso. O buraco é bem mais embaixo, meu caro. A análise do falecido Betinho é precisa, coloca o dedo na ferida do regime que todos nós gostariamos que tivesse dado certo. Em tempo: continuo sonhando com uma sociedade socialista, com igualdade , mas também com liberdade.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.