Pular para o conteúdo principal

É de envergonhar a esqeurda

O Brasil se levanta contra as indenizações milionárias do Ziraldo e do Jaguar. Na verdade, todos aqueles que lutaram por uma causa nos anos de chumbo, lutaram porque sonhavam com um Brasil melhor, mais solidário e menos injusto. Lutaram por liberdade, pela socialização das nossas riquezas, enfim, pelo Brasil dos brasileiros. Tenho um pé atrás com essas ações de compensação financeira para quem foi preso naquele período negro da nossa história. Tenho um amigo dileto, meu guru e por quem tenho grande admiração, que foi perseguido e preso, mas nunca aceitou acionar o Estado para obter vantagens financeiras em troca da sua luta política, em troca dos sacrifícios a que foi submetido por conta da sua utopia. Quem em Maringá não conhece Laércio Souto Maior? É dele que estou falando. E é a partir do exemplo de despreendimento , consistência ideológica e dignidade que ele dá, que me sinto encorajado a externar minha repulsa ao cinismo agora demonstrado por esses dois caras que, apesar de tudo, admiro. Bem entendido, admiro o talento de ambos. Quanto ao caráter, tanto do Ziraldo quanto do Jaguar, desnudado agora em declarações de absoluto cinismo, essa é outra história.
Até se admite como justo, justíssimo, o reparo que o Estado deva fazer àqueles que foram mutilados por causa da sua ideologia e que ficaram impedidos de trabalhar, de prover seu sustento. Até seria justo o ressarcimento de prejuízos causados pela repressão e censura a veículos de comunicação como o Pasquim do Jaguar, do Ziraldo e também do Millôr, que não aceitou a mamata. Mas os valores definidos para reparar a perseguição à dupla JZ, é um escândalo, que envergonham todos aqueles que colocaram suas vidas a serviço de uma causa.
Como reagiriam , se estivessem vivos, Marighela, Henfil, Betinho, Prestes, Herzog e tantos outros que pagaram preços absurdos por sonharem com um Brasil Igualitário?

Comentários

Anônimo disse…
ô Messias, não é de envergonhar coisa nenhuma. O Estado é responsável pelos danos causados aos perseguidos políticos. Se as pesssoas que vc citou estivessem vivas aplaudiriam essa justa indenização, da qual seriam potenciais beneficiárias. Como não estão, seus familiares podem requerê-la, como alguns já o fizeram.
Anônimo disse…
será que ficariam tão indignados assim? ou ainda perseguiriam as indenizações que se achassem no direito de perceber? Lembre-se, os que pedem hoje na maior parte das vezes foram os idealistas de ontem.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.