Pular para o conteúdo principal

Foi em outra Pintadas



Os jornais e revistas da época informaram que o capitão Lamarca foi morto pelas tropas do Exército na cidade de Pintadas, Bahia. Sempre pensei que esta Pintadas fosse minha cidade natal. Não era uma questão de orgulho, pois eu não teria que ter orgulho nenhum em saber que uma das principais referências da resistência à Ditadura Militar foi assassinado justamente onde eu nasci. Era apenas uma questão de registro histórico. Mas , feliz, ou infelizmente, o fato ocorreu em outra localidade com o mesmo nome. A Pintadas onde morreu o capitão Carlos Lamarca é distrito do município de Brotas de Macaúbas, segundo me informou ontem na Escola Milton Santos (onde proferiu palestra), o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile (foto). Ele deu essa e outra informação importante: Brotas de Macaúbas é a terra natal do professor-doutor Milton Santos, um dos o cientistas brasileiros mais respeitados no exterior. O geógrafo Milton Santos foi homenageado com títulos de doutor "honoris causa" por cerca de 40 universidades européias. Em alguns países, era mais conhecido do que Pelé.
Mas no Brasil, quase ninguém sabe quem foi Milton Santos, um intelectual negro (e pobre) que foi tratado com descaso pelo meio acadêmico brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.