Pular para o conteúdo principal

Queremos, mas não devemos esquecer


É horrendo, nos remete a um período negro da história do continente, mas o jornalista Hélio Fernandes recomenda: "É obrigatório assistir ao filme "Condor", do brasileiro Roberto Mader. É dele a idéia, o roteiro, a produção, a produção executiva, a direção. E principalmente a emoção que imprimiu a cada episódio".

Meu comentário: O principal mérito do filme está no fato de que ele trata das ditaduras não como fatos isolados, mas como uma onda de barbárie institucionalizada que tomou conta de países sul-americanos. E com um detalhe: ditaduras estimuladas pelo todo poderoso da outra américa, a do Norte. Vi "Missing", de Costa Gavras, que mostra a extensão da selvageria no Chilhe de Pinochet, com apoio comprovado dos Estados Unidos e participação ativa da CIA.Ficaria claro depois também, a influência de Tio San nos outros golpes militares, inclusive o do Brasil.
O filme de Roberto Mader é inspirado na Operação Condor, deflagrada com o objetivo claro de espalhar o terror pela América do Sul inteira.
Cravando no imaginário popular o falso mito do "comunismo que come criancinha", os militares golpistas conquistaram a simpatia da população para justificar suas atrocidades, embalados naturalmente pelo clima da guerra fria.
"É emocionante e eloqüente a narrativa sem concessões feita por Roberto Mader", diz Hélio Fernandes. Foi sem dúvida um longo período de pura covardia que queremos esquecer, mas que não devemos esquecer, como vem agora nos alertar o brilhante cineasta brasileiro.
A foto mostra Jack Lemon e Sissy Spacek em cena de "Missing - Desaparecido" (1982)

Comentários

Anônimo disse…
O Filme é muito bom mesmo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.