Pular para o conteúdo principal

Proposta indecorosa

Isso é o mínimo que se pode dizer da proposta apresentada na reunião de ontem à noite no Fórum, para que a Justiça Eleitoral fizesse chegar aos candidatos. A proposta é subscrita por várias entidades de classe - ACIM e OAB à frente e pretende que o centro da cidade passe ao largo do processo eleitoral. O que esse pessoal quer é que não haja panfletagem no coração da cidade, a pretexto de combater a poluição visual. Pretende ainda, que os candidatos se abstenham de críticas aos adversários. Falam em evitar ataques pessoais, mas fica bem claro que a expressão ataques pessoais tem o objetivo de preservar os principais telhados de vidro dessa campanha. Enfim, a proposta é uma agressão ao bom senso e uma afronta à democracia, na medida em que sugere uma "paz de cemitério" que qualquer cidadão com um mínimo de inteligência sabe a quem interessa.
Ora, a eleição é uma festa democrática, onde os candidatos buscam pela panfletagem e pela abordagem do eleitor, conquistar o voto. A lei eleitoral é bastante restritiva , mas de certa forma ela é ótima na medida em que inibe o abuso do poder econômico e as tentativas (sempre recorrentes) de compra da consciência do eleitor. Mas daí até colocar uma camisa de força no processo, como querem Acim, Sivamar, Sindivest, OAB e quejandos, é o fim da picada.
Ora, a cidade viveu com uma carga de poluição visual afrontosa até dia desses (nem reparei ainda se as propagandas ditas institucionais já foram retiradas)e não vi , em nenhum momento, qualquer manifestação da elite econômica local. Mas como agora o jogo se iguala, não há mais nenhum atleta jogando sozinho , então surgem aberrações como a que se viu ontem no Fórum.Com permissão do amigo Balestra, rogo ao monge egípcio que nos inspira nessa hora: valei-me São Sarapião!

Comentários

Anônimo disse…
...além do que é uma proposta indescente, absurda, antidemocrátrica, discriminatória e preconceituosa. Tentar evitar a presença de candidatos no centro da cidade é como se a dividisse. Nos bairros pode. Isto é discriminação. Preconceito com os candidatos a vereadores porque certamente, na visão troglodita de quem foi o mentor da idéia, poderia atrapalhar os interesses economicos de ums pequenos interessados. ESte povo está acostumado a transferiri, com a conivência do poder público, datas de feriado somente para atender aos seus interesses. A cidade vive infestada de panfletos comerciais e isto não incomoda esta "pleiade".
Pensam que a cidade se resume apenas no centro, e que são os proprietários de nossa Maringá. A Acim se transformou numa verdadeira panela de interesses particulares. A conivência da OAB é o que surpreende, não só a mim, mas a todos os maringaenses de bom senso. O que deve imperar é o processo democrático e não as barbaridades da ditadura. Muito cruel esta iniciativa.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.