Pular para o conteúdo principal

Viva o mito da preguiça!


Dorival Caymmi morreu aos 94 anos deixando de luto o Brasil e principalmente a Bahia. Ele encarnava o mito da preguiça baiana, talvez pelo fato de ter demorado quatro anos para compor Maracangalha, um dos seus sucessos imortais.
Caymmi estava doente há muito tempo e morreu às 6 da manhhã de insuficiência renal.
Antes de virar cantor de sucesso, Caymmi trabalhou como jornalista em Salvador. Os tres filhos dele com a também cantora Stela Maris, tornaram-se igualmente famosos e referências da MPB: Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi. Para Nana, fez cantigas de ninar que embalaram o sono de muitas crianças Brasil a fora. Quem não conhece o Boi da Cara Preta?..."pega essa criança/ que tem medo de careta".
Mestre Caymmi era adepto da boa preguiça, a preguiça que inspirava o poeta dos mares nunca d'antes cantados.
Em tempo: a popularização da culinária e da própria baiana (o que é que a baiana tem?) tem muito a ver com o autor da melhor receita de vatapá que a Bahia conhece.,

Comentários

Anônimo disse…
Coitado... morreu de repente né? ...
Anônimo disse…
Caymmi morreu vítima de um infarto fulminante que teve a uns quatro anos, mais ou menos.
Isso mesmo, como legítimo baiano - não me xinga, Messias - ele demorou quatro anos pra falecer por causa do infarto fulminante.
Anônimo disse…
Eu escorreguei numa casca de banana e cai-me.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.