Pular para o conteúdo principal

Mensagem de um sem terra

Recebi uma linda mensagem de Natal do amigo João Flávio Borba, jovem e determinado batalhador da causa dos trabalhadores sem terra. A reforma agrária no Brasil já passou do ponto há muito tempo. E que não venham reacionários de todos os matizes dizer que isso é coisa de comunista,de baderneiro. É uma vergonha que um páís com a dimensão continental que o Brasil tem, ainda conviva com uma estrutura fundiária tão perversa e tão política e socialmente incorreta. Dividir a terra pra quem nela realmente trabalha e para quem dela realmente vive, está rigorosamente dentro da própria lógica capitalista. Terra pra especulação não produz e quando produz, produz de maneira errada, posto que o máximo que consegue é enriquecer o dono e arruinar o país com a estupidez da monocultura. Os trabalhadores sem terra têm dado mostras de que, uma vez assentados e com estímulo oficial, tornam-se referência na produção de alimentos, inclusive incorporando com impressionante competência, o processo industrial. Vide exemplo da Copavi (Paranacity) e Coperoeste (Santa Catarina) que produz o leite Terra Viva.

Reproduzo aqui, alguns trechos da mensagem do Borba:



"Jesus é um Sem-Terra!... Ele nasce na Fazenda do Céu.
“Fazenda do Céu?...”
Acreditem!... Não estou, aqui, usando o linguajar gauchesco, em uso até mesmo na “missa crioula” em que a expressão é empregada para designar a morada de Deus, dos anjos e dos santos. Nesse linguajar, típico de bombachudo, a fazenda do céu é um simples apêndice da estância latifundiária aqui da terra, onde manda e desmanda o patrão celestial. O menino Jesus, adulto, ressuscitado, funciona ai como o “divino tropeiro”. Deus Pai é o patrão celestial, e o Espírito Santo é “o vento minuano”. No Pai Nosso de CTG, em vez de “seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu” é: “seja feita a vossa vontade no céu assim como aqui, na terra.” Patrão daqui, continuará sendo patrão lá no alto".

"Fazenda do céu, aqui nesse meu escrito, é o nome de um grande latifúndio de 5.000 hectares, situado no município de São Gabriel e que até ontem era propriedade do senhor Southal, rico proprietário da estirpe das famílias que nos chegaram da Europa, depois da tragédia acontecida em São Gabriel no ano de 1756".

"No dia de Natal a fazenda do céu, com letra minúscula, vai virar FAZENDA DO CÉU de verdade, porque vai ser a casa de gente pobre, que vai trabalhar solidariamente, como sói acontecer entre os humildes".

"Agora, por ocasião do Natal, centenas de SEM TERRA, celebrarão na “FAZENDA DO CÉU” a CHEGANÇA do divino Menino que proclamou, no Sermão da Montanha: “FELIZES!... BEM-AVENTURADOS OS QUE CONSTROEM A PAZ PORQUE POSSUIRÃO A TERRA!”... O Divino Menino virá, no dia 25 DE DEZEMBRO de 2009, em companhia do querido SÃO SEPÉ, o primeiro mártir rio-grandense da luta pela justiça, em favor de chão para o povo guarani".

"Os ricos consumistas estão se apropriando sempre mais de PAPAI NOEL. Mas pobres, no entanto, nunca largam de mão o MENINO JESUS, que escolheu desde sempre estar junto deles.
VIVA O NATAL!... VIVA O MENINO JESUS!... VIVA A MÃE MARIA!... VIVA OS SEM-TERRA!..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.