Pular para o conteúdo principal

Pra não dizer que não falei da crise

Eu já tinha lido uma vez, não sei onde e a que pretexto, que o neoliberalismo era a besta do Apocalipse. Na ocasião achei que só podia ser coisa de alguém feito Inri Cristo, aquele maluco de Curitiba que se diz "mensageiro do Pai". Mas diante do que vem acontecendo na matriz do sistema e agora lendo um artigo de Rui Martins no blog do Azenha, parei pra pensar: "Será que estamos mesmo vivendo a agonia da Besta?".

A crise do mercado financeiro transformou bancos e empresas em escombros, talvez uma punição do Senhor à falta de escrúpulos de gananciosos investidores, que ficaram podres de ricos (e ricos podres) à custa da miséria e da fome. Desgraçadamente, esta implosão do neoliberalismo vem acompanhada de desemprego e mais, muito mais miséria. Como lembra Rui, Marx já tinha alertado sobre a Besta chamada capitalismo selvagem.O culto e a adoração do lucro e do consumo guardam ligeira semelhança com a parábola do bezerro de ouro, que Moisés repudiou com veemência no Sinai.
Amigos neoliberais, o momento é de orar e se apegar menos ao deus mercado. Aproveitem o Natal para refletir sobre seus pecados originais e lutar contra a própria soberba, sempre lembrando o exemplo do Titanic: os que estão sobre o convés podem demorar um pouco mais, mas afundarão também. Que Deus tenha piedade de todos nós, inclusive dos que já têm cadastro no purgatório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.