Pular para o conteúdo principal

Pela culatra

A SER e o Observatório Social deram um tiro no pé com esta investida que fizeram contra a Câmara Municipal. Que fique claro que temos tido ao longo dos anos legislaturas fracas, tanto do ponto de vista político, como do ponto de vista técnico e também do ético. Mas não pode jamais ser desrespeitada enquanto poder constituído. Os vereadores são passíveis de críticas, de denúncias se for o caso, devem estar sempre sob vigilância do eleitor. Mas o que essas duas entidades fizeram, foi tentar macular o Poder Legislativo da cidade e isto é inaceitável. Principalmente porque tanto a SER quanto o Observatório já deram demonstrações claras de que servem a um grupo político, predominante na cidade. E é braço de uma entidade de classe que se transformou num poder paralelo e está dentro da administração pública como beneficiário direto do orçamento da Prefeitura (vide caso CODEM).
Muito se tem perguntado: onde estavam o Observatório Social e a SER quando começaram a pousar sobre a mesa do Promotor de Defesa do Patrimônio Público denúncias graves contra a atual administração? Que posição tomaram diante de denúncias de superfaturamento, falta de licitações em gastos monumentais do dinheiro do povo, redução escandalosa de dívida que uma cooperativa médica tinha com os cofres municipais?
O Observatório ganhou mídia com aquelas histórias de superfaturamento na saúde, pousando ao lado do prefeito SBII para dizer que graças a sua atuação foi possível detectar falcatruas e tampar o ralo da gastança desenfreada em algumas secretarias. Legal, foi uma ação importante, mas que perdeu importância porque o alvo eram funcionários subalternos. Quando o acusado era o gestor-moor, aí o Observatório fazia de conta que não era com ele. Alguém se lembra de alguma entrevista do Ariovaldo Costa Paulo fazendo referência aos 12 processos (um mais cabeludo do que outro) que tramitam na Justiça contra a atual administração? Tem processo até de superfaturamento de papel higiênico. E o caso escandaloso da Ciclovia da Mandacaru, que virou notícia nacional? E a fraude montada para pegar dinheiro do PAC do desfavelamento? Isso também foi notícia nacional.
Na sessão da Câmara ontem a tarde, os vereadores contra-atacaram. Por mais que tenhamos restrição a alguns que usaram a tribuna para detonar o Observatório e a SER, não dá pra ignorar o desabafo do vereador John. Além de desabafar , ele fez acusações graves, que podem ter desdobramentos. Aqui, um pequeno trecho do que foi dito:
“São pessoas que querem aparecer. Porque não falam em fiscalizar a prefeitura, as ONG’s e o Poder Judiciário? Porque só a Câmara? Como presidente da Câmara eu abri as portas para eles. E agora estão extrapolando! Porque não vão na ACIM para ver o que há lá. Daqui a pouco vão querer saber qual é a preferência sexual dos vereadores. Que o SER pare de tratar essa Câmara como se aqui só tivesse bandido”.

Ontem brinquei aqui que o o Observatório coçava o coldre. Não só coçou, como sacou e atirou. Mas o tiro saiu pela culatra.

Comentários

Anônimo disse…
Messias, seu comentário tem fundamento.
Elias
Anônimo disse…
São as contradições que afloram. Vamos ver no que vai dar
Anônimo disse…
Maringá tem a SER,que fiscaliza a Câmara que fiscaliza a Prefeitura e quem fiscaliza a SER?

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.