Pular para o conteúdo principal

Feriado de Zumbi ficou pra terça

Ficou pra terça-feira a votação do veto do prefeito Silvio Barros II ao feriado da consciência negra. A base aliada, claro, vai aceitar o veto, já determinado pela Acim,o nosso segundo poder municipal. O vereador Humberto Henrique, autor da proposta, já provou por A mais B que o argumento da insconstitucionalidade é rizível, principalmente porque o prefeito pode decretar até 4 feriados municipais por ano e Maringá não preencheu esta cota.
Mais uma vez a administração municipal se respalda em argumentos econômicos para justificar o seu desprezo pela história e pela cultura. Vale a lembrança de que o 20 de novembro é feriado em vários municípios brasileiros, inclusive São Paulo, o maior centro financeiro do país.
O feriado de homenagem a Zombi dos Palmares, como símbolo maior da resistência à escravidão no Brasil, é lei em nada menos que 350 cidades, a maioria delas nos estados de Mato Grosso e São Paulo.
Outra capital que também homenageia Zumbi é Florianópolis, onde certamente o respeito à história não vê como prejuízo financeiro o fato do comércio fechar em 20 de novembro.
Que tal atentarmos para o detalhe de que o feriado não significa prejuízo para o comércio, visto que o consumidor não deixa de comprar, mas apenas adia a data da compra?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.