Pular para o conteúdo principal

O que será o que será?


Será amanhã a audiência no Fórum local sobre o prédio da rodoviária velha. O prefeito Silvio Barros II faz figa e manda seus homens de confiança bater tambor na Praça Renato Celidônio para espantar eventuais catiças dos defensores da memória de Maringá.
A propósito, transcrevo aqui, trecho de um parecer de doutores em urbanismo da UEM, reproduzido no blog do Ricon:
"O edifício em questão constitui um exemplar significativo da chamada “arquitetura moderna brasileira”, caracterizada pelo rigor construtivo e funcional, na qual predominam as linhas horizontais, os pátios internos e a inserção da obra num entorno de jardins. Ao mesmo tempo, sua arquitetura apresenta as limitações e imposições da edificação de uma construção desse porte em uma zona de colonização pioneira, como era o Noroeste do Paraná na década de 1950. Por essa razão, o edifício apresenta traços característicos dessa arquitetura numa convivência harmoniosa com materiais característicos da região como a madeira empregada nos beirais, nas esquadrias e no piso, e na alvenaria com tijolos à vista, revestidos e elementos vazados".

PS: será que o Guatassara leu esse parecer? Será que ninguém, nem a Secretária Flor Duarte , tentou convencer o prefeito do valor histórico e cultural do prédio? Será que a Justiça vai decidir pela demolição e os maringaenses vão engolir seco o extermínio desse patrimônio? Será que nossa cidade vai acabar sendo palco para as filmagens de "O Exterminador do Passado"?

Comentários

JC Cecilio disse…
A Mentira:

O oportunismo e a especulação financeira, tipico da cidade de Maringá, levaram a “despejar”
os proprietários de suas próprias lojas, causando terror e prejuízo, em nome de
um falso perigo de desmoronamento do prédio mais imponente e significante da
história da Cidade.

A Ignorância:

O baixo nível cultural de seus administradores, abaixo do medíocre, e da maioria
da população que não soube defender a sua cidade e seus monumentos.
Imprensa de fofocas e calunismo social, seguidos de puxa-sacos de plantão,
engenheiros e arquitetos “míopes”, na sua maioria que nunca conjugaram os verbos
“restaurar” ou “preservar”. Enfim, “terra de cegos quem tem um olho é rei”!

O Desrespeito:

A falta de rspeito para com a história, a memória, com valores das pessoas
que tinham ali o seu ganha-pão. Faltou dignidade por conta dos senhores que
se acham donos de tudo e de todos.

O Abuso:

O abuso de poder para com a área do Patrimônio Histórico, vereadores e a imprensa
sempre passiva e servil da provincia.

O Crime:

Este será, já é o maior crime contra a cidade em todos os tempos, o qual a história
julgará no futuro, quando será tarde demais para reparar este absurdo, sem perdão!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.