Pular para o conteúdo principal

Não senador, o presente foi adequado!


"O livro que Chavez deu a Obama “As veias abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano , é antigo. Eu o li há muito tempo. Nada demais, pois Lula disse na cúpula das Américas que o tinha lido “ha´muitas décadas” .A obra que retrata séculos de exploração do imperialismo norte-americano é de 1971 e considerada por muitos , ultrapassada.
Chavez não tinha nada mais atual para sugerir como leitura , ao Presidente OBAMA ? Ou o seu objetivo não revelado foi outro ?".

. Do blog do senador Álvaro Dias

PS: O senador deve ter se esquecido do que leu, pois o livro continua atualíssimo. Foi um presente adequado, embora o maior explorador do continente não tenha sido os Estados Unidos e sim a Espanha e , em menor escala, a Inglaterra. Trata-se, na verdade, de leitura obrigatória à compreensão da nossa realidade, com seus paradoxos e contradições. É uma obra essencial para a compreensão histórica do imperialismo, em suas várias fases e formas. Em linguagem fácil, Galeano vai fundo na relação colonizadores x colonizados, mas sempre enfocando a colônia do ponto de vista de quem apanhou, ao contrário da história oficial, cujo olhar é , invariavelmente, o de quem bateu.
Obama, que certamente conhece bem essa história, vai ler num só fôlego (ou reler, quem sabe?) o presente do bolivariano Chaves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.