Pular para o conteúdo principal

Cadê a Sociedade Protetora dos Animais?



Não é de hoje que pairam suspeitas sobre o destino dos animais de rua que vão parar no Centro de Zoonozes de Maringá. O exemplo dessa égua aí, que queriam sacrificar ao invés de levar para o CCZM e tratar é uma demonstração clara do descaso. Foi preciso que moradores mobilizassem duas ongs - a Spam e a Anjo dos Animais para salvar o animal que certamente caiu de fome na Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, zona Sul da cidade. Informa Angelo Rigon em seu blog:"Por se tratar de um animal de grande porte, somente um carro especial poderia recolhê-la. Foram feitas ligações para o Centro de Controle de Zoonoses, que, segundo documento enviado à Promotoria, faz plantão - só que ninguém atendia o telefone.
Depois de vários telefonemas, inclusive para assessoria do prefeito, do meio ambiente de todos os órgãos possíveis, o CCZ foi até o local, já com a intenção de se fazer uma eutanásia. A presidente da Spam alegou ser uma execução sumária e pediu que a égua fosse levada para o CCZ e que fosse tratada, pois a mesma havia caído somente por causa da insolação e desnutrição, e que o quadro poderia talvez ser revertido.
Alegando falta de pessoal para pôr a égua no caminhão, a população começou a parar os carros e em conjunto conseguiram colocar a égua dentro do mesmo. "Queremos questionar a função do CCZ, pois até para os cães eles dão um prazo de somente três dias para a adoção e logo fazem a eutanásia. Neste caso o CCZ está apenas eutanasiando os animais".

PS: Já passou da hora da Sociedade Protetora dos Animais e a Promotoria do Meio Ambiente, do Dr. Ilicyr, investigarem as susteitas de que o Centro de Controle de Zoonozes estaria sacrificando animais sadios que captura nas ruas de Maringá. Ano passado, durante o processo eleitoral, surgiram denúncias da prática de eutanásia que candidatos adversários do prefeito não quiseram jogar no ar. Houve um fato que só não presenciei porque cheguei 5 minutos depois à padaria Chef Café (Avenida Carlos Borges) que deixou muita gente perplexa: duas moças, trajando jaleco branco e dizendo-se alunas de veterinária do Cesumar, abordaram o prefeito Silvio Barros quando ele tomava o café da manhã. Elas o questionaram duramente sobre a prática da eutanasia de animais de rua no CCZ. Seguiu-se uma discussão tão rápida quanto ríspida. O prefeito-candidato se irritou e as moças saíram do local mais irritadas ainda. Consegui conversar por telefone com uma delas e ela me confirmou tudo. Mas disse que não pretendia levar o caso adiante porque estava mesmo era centrada nas provas finais e no trabalho de conclusão do curso. Sugeri que procurasse o Dr. Ilicyr e ela disse que iria pensar. Pelo jeito não pensou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema