Pular para o conteúdo principal

O que há por trás de tanta resistência ?

Impressiona a resistência da administração municipal em atender pedidos de informações, venham de onde vierem. Diz Lauro Barbosa:"Até requerimentos, solicitando informações de assuntos corriqueiros na cidade para atendimento do interesse público, estão sendo barrados pela maioria dos votos na Câmara. É a oposição da situação".
Até quando vai isso? Não deve demorar muito,porque agora por exemplo o Tribunal de Justiça do Estado acaba de aplicar um ipon na falta de transparência da "gestão cidadã" de Maringá. O TJ determina o cumprimento de sentença de primeira instância no caso de um pedido de informações da Associação Maringaense de Usuários de Serviços Públicos que o prefeito Silvio Barros II se recusou a cumprir em 2007. A entidade só queria receber informações sobre a planilha de custos do transporte coletivo urbano. Na época, o juiz juiz Belchior Soares da Silva, da 6ª Vara Cível, determinou que o POder Executivo Municipal fornecesse os dados solicitados. SB II preferiu recorrer da sentença, mas o recurso deu com os burros n'água.
Ora,ora, porque tanta resitência em responder pedidos de informações, se o prefeito sempre enche a boca para falar de transparência? O que há de errado na planilha de custos da TCCC para não ser tornada pública? E os pedidos corriqueiros de informações feitos por vereadores de oposição? Será que o prefeito não responde por birra? Ou é coisa de asessores com rei na barriga , que querem sempre ser mais realistas do que sua majestade?

Comentários

Ana Lúcia Rodrigues disse…
Encaminhamos 02 Ofícios assinados pela reitoria da UEM solicitando informações específicas de algumas ações na implantação do projeto PAC Santa Felicidade. Um dirigido à Sra. Secretária de Ação Social (ENCAMINHAMENTO DO OFICIO Nº208/2009 - GRE, ONDE SOLICITA A DISPONIBILIZAÇÃO DE CÓPIAS DO CADASTRO DE FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, CONTENDO INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS VARIÁVEIS QUE FORAM UTILIZADAS PRA ELABORAÇÃO DO MESMO"); outro ao Sr. Secretário de Políticas Urbanas "(ENCAMINHAMENTO DO OFICIO Nº207/2009-GRE, ONDE SOLICITA AS CÓPIAS DAS ATAS DAS REUNIÕES OU AUDIÊNCIAS PUBLICAS REALIZADAS NO ÂBITO DO ´´ZEIS SANTA FELICIDADE - PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO URBANA SOCIAL"). Venho acompanhando a lenta tramitação dos pedidos no site da PMM e estranho que o dirigido ao Secretário está em mãos dele. Mas, aquele dirigido à Secretária de Ação Social, também está nas mãos do Secretário de Políticas Urbanas. Profa. Ana Lúcia Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema