Pular para o conteúdo principal

"João Sem Medo" vira estátua


João Saldanha terá estátua no Rio de Janeiro. A obra é de Ique, um gênio da escultura.
Saldanha era chamado de "João Sem Medo". Sua coragem estava não apenas nos microfones, mas foi manifestada em momentos importantes da história recente do Brasil. Na década de 50, por exemplo, ele esteve de armas não mão no Norte Velho do Paraná, participando ativamente da "Guerra de Porecatu", como militante do PCB. Em 70 colocou o gargo de técnico da Seleção Brasileira de Futebol em risco, após ter classificado o Brasil para a Copa do México. Pressionado pelo então presidente Médici a convocar o centroavante Dario, o Dadá Maravilha, ele se recusou e mandou um recado:"O presidente que cuide de administrar o Brasil que eu tomo conta da seleção".
Foi demitido sumariamente pela CBD , depois suibsituída pela CBF. Em seu lugar entrou Zagalo, que fez o que lhe ordenaram: levou Dadá, embora não o tenha escalado como titular. Dario era um centro-avante goleador, mas não tinha lugar pra ele. Entraria no lugar de quem?De Tostão ? De Pelé? De Rivelino? De Jairzinho?
O time de 70, chamado de "As feras do Saldanha", ganharia a Copa mesmo sem técnico. Até porque Zagalo não escalava e nem definia a configuração tática da equipe. Quem mandava era Gerson, Carlos Alberto e o próprio Pelé. E todos eles ouviam Saldanha, que estava no México como comentarista da Rádio Globo.
Outra demonstração de coragem de Saldanha: todo mundo temia o técnico Yustrich. Saldanha, não. Um dia Yustrich ameaçou Saldanha e depois teve que se esconder embaixo da cama quando o "João Sem Medo" invadiu a concentração do Flamengo, de revólver em punho.

Comentários

Anônimo disse…
Tudo isso sem contar que Saldanha foi um dos mais conscientes cronistas esportivos que esse País já teve. Ele foi o único comentarista de TV na Copa de 70, fazendo dupla com o também fantástico Geraldo José de Almeida.
lukas disse…
Sou fã do João desde moleque. Nem tanto como futebolista, mas por sua posição política e como cronista do saudoso Pasquim.
Faz falta, esse filho da mãe.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.