Pular para o conteúdo principal

A audiência pública, tal qual eles não queriam




(fotos blog do Rigon)


Tentaram outras vezes e, não conseguindo, transformaram as audiências públicas em reuniões. Ontem seria a cartada decisiva. Havia no plenário da Câmara Municipal o maior número de CCs por metro quadrado do planeta, segundo procedente observação irônica do Zé Rigão.
Mas o super secretário Guatassara Boeira avaliou equivocadamente os níveis de paciência dos aliados e opositores. Contava com o cansaço dos que estavam ali para contrariar e com a persistência dos comissionados, levados para a audiência na base da livre e espontânea pressão. Foi enrolando, enrolando e não colocou a proposta em votação. Temia a rejeição do “projeto frankenstein”, aquele de desfiguração do Plano Diretor de Maringá.
Passava das 10 da noite quando os CCs começaram a debandar e o pessoal do contraponto se manteve firme, sem arredar pé. Percebia-se claramente na aflição de Boeira o desejo de encerrar a audiência sem votar nada, como forma de tentar outra oportunidade mais apropriada para realizar a audiência pública almejada.
Foi quando a ex-vereadora Silvana Borges, que sabe tudo e mais um pouco de audiência pública, forçou a barra, pressionando o presidente da mesa a colocar a proposta de mudança do Plano Diretor em votação. Sem saída, Boeira cumpriu o rito e foi derrotado.
Aconteceram debates acalorados e questionamentos feitos por especialistas em políticas de ocupação de solo urbano, que deixaram os representantes da “administração Cidadã” de saia justa.
Como diria meu amigo Lukas (Noca) de Sabáudia: “Foi um uma noite histórica”.
Bem, mas os “exterminadores do passado e do futuro” não se deram por vencidos. Leio agora no blog do Rigon que mesmo com a rejeição na audiência pública o Secretário Municipal de Planejamento teria anunciado hoje em entrevista a Rádio CBN que o projueto de mudança do PD será encaminhado para apreciação dos vereadores assim mesmo. Se fizerem isso, estarão contrariando o Estatuto da Cidade (Lei 10257/2001), agredindo a ética e dando ponta-pés no bom senso. Desse grupo que não sabe perder, tudo é possível.
Em tempo: os aliados de peso da “administração cidadã” que foram a Câmara para engrossar o caldo da mutilação do Plano Diretor eram ninguém menos do que os bambambãs do setor imobiliário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.