Pular para o conteúdo principal

Um dia ele esteve na mira do Trabuco. Hoje está no bico do urubu


O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes está no bico do urubu. O presidente quer publicar semana que vem portaria que aumenta os índices de produtividade no campo , os ruralistas não querem e o ministro, que também é contra, ou assina ou sai. A bancada peemedebista no Congresso está pressionando Stephanes para que ele se recuse a assinar documento que favorece a reforma agrária.O argumento dos latifundiários é que aumentar os índices é contraproducente para a agricultura brasileira. Prejudica a eficácia, na visão da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura.
Vá entender isso. Ora, aumentar produtividade compromete eficácia? O problema é impor aumento de produtividade por decreto. Isso é esquisito mesmo. Mas seria um caso para se discutir. O governo toma uma medida estranha, impor eficácia, mas por outro lado os ruralistas mostram claramente que farão tudo para impedir a reforma agrária no Brasil. O ministro, que tem urticária quando pensa no MST, fecha com os ruralistas. Para ser coerente, o mínimo que deveria fazer era renunciar. Se assinar contrariado, será execrado pela classe que defende. Se não assinar, poderá ser demitido em público.
Isso é o que dá um governo com composição tão complicada, até meio surrealista.
Na verdade, o presidente Lula está sempre tentando acender uma vela pra Deus e outra pro diabo.
Voltando ao ministro, quando o vejo, me vem a lembrança o saudoso Vicente Leporace que, indignado com o descaso da direção do então INPS para com os beneficiários da previdência, saiu de pau em cima do presidente do instituto no programa de rádio que comandou durante longos anos na Bandeirantes de São Paulo: “ É um absurdo a maneira desse instituto tratar os brasileiros que dele dependem. E vocês pensam que o presidente do órgão é um João, um Paulo, um Francisco, um José? Não , é um homem de pronúncia difícil, que o cidadão comum jamais vai conseguir falar. Olha só: Reinhold Stephanes. Você aí caro ouvinte , será que você vai conseguir chegar no balcão e dizer o nome do presidente do INPS corretamente? Duvido. Nem tente, porque além de ser mal atendido, você corre o risco de ser motivo de chacota”.

Bem, eu sempre ouvia Vicente Leporace as 7 da matina na Rádio Bandeirantes de São Paulo.Lembro desse comentário como se fosse hoje. Leporace era ouvido no Brasil inteiro, tinha uma grande audiência. Seu programa era sua tribuna, de onde ele atirava pra valer , principalmente na direção de quem tinha mando, não importava a esfera de poder. Não por acaso, o programa se chamava Trabuco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.