Pular para o conteúdo principal

O novo nó da sucessão

Não é mais Marina, o nó agora chama-se Ciro Gomes. Ciro passou Dilma e se conseguir manter o ritmo de crescimento da sua candidatura, pode fazer Serra perder ainda mais cabelo. Ruim para o PT? Nem tanto, porque com excessão de Dilma Roussef ninguém é mais lulista do que o marido de Patrícia Pilar.
Mas há uma pedra no meio desse caminho, que muitos apontam como Plano B do Planalto. É que a alta cúpula do PT não abre mão do seu esforço de atrair o PMDB, inclusive por meio de acordos estaduais.
Átraindo o PMDB, Lula descarta Ciro, mas isto se Ciro estagnar. Senão, Ciro se constituirá numa gingantesca pedra no sapato do presidente, que tentará uma outra cartada: convencê-lo a ser vice de Dilma.
Assim é o xadrez da política nacional, que muda de configuração a cada movimentação das pedras no tabuleiro, cavalo à frente como elemento surpresa. No caso, Ciro Gomes seria o cavalo, que se movimenta em L e pode dar o xeque-mate, mesmo que o rei esteja protegido por peões, bispos ou torres.
Com relação à disputa do governo do Paraná, este quadro nacional coloca a candidatura Orlando Pessuti em alta. Isto pelo simples fato do PMDB estar cacifado para viabilizar uma aliança com o PT e dar massa muscular à candidatura do atual vice-governador. Neste caso, a polarização passa a ser Pessuti x Beto Richa, o que significaria um "até breve, Osmar". Restaria o que para o senador do agronegócio? Restaria a opção de tentar fazer uma boa amarração para renovar seu mandato por mais 8 anos.
Candidatura de Ricardo Barros ao Senado? Esquece.


--------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema