Pular para o conteúdo principal

Grande Piancó! Que Deus o tenha



Esta foto histórica me foi enviada pelo amigo Antônio Carlos Locatelli (fotógrafo da UEM). É de um dos concursos de oratória de Maringá, vencido,como sempre acontecia, pelo eloqüente cearense Ernesto Piancó Morato , o do meio. Moscardi (o de barba) era sempre o segundo e Paulo Rodrigues Vieira, o eterno terceiro. Mas depois de vencer três seguidos, Piancó virou hor concours e só então Moscardi pode vencer um. Mas ele reconhece:”Era impossível ganhar do Ernesto. Ele era o cara”.
Em 1979 fui com Ernesto participar do Estágio Universitário no Congresso Nacional, promovido pela quarta secretaria da Câmara. Éramos em 70 estudantes, dois – eu e ele, representando a Universidade Estadual de Maringá. Tive a indicação do então deputado Walber Guimarães e para ocupar a outra vaga fui tentar convencer o reitor Rodolfo Purpur a indicar o Piancó, destacado aluno do curso de Direito. Lembro-me que o reitor me fez o seguinte questionamento: “Por que razão você está tão empenhado em brigar pela ida do Ernesto?”. Respondi: “Porque ele é meu amigo e por achar que vai honrar a UEM neste estágio”. Purpur foi rápido: “Ok, vão vocês dois , então”.
O estágio durava 11 dias e cada participante tinha que apresentar uma monografia. No encerramento daquele estágio (setembro de 1979) teve a entrega dos certificados no auditório Nereu Ramos. Piancó não queria participar da disputa que indicaria o orador da turma. Por insistência minha participou e disputou a final com o maranhense Mário Alves, um monstro da oratória. Houve empate e, antes que o coordenador do estágio fosse para uma segunda rodada de votação, levantei e sugeri que a solenidade tivesse dois oradores. A platéia de universitários concordou e no dia seguinte, na presença de vários deputados e senadores (lembro-me de Jarbas Passarinho, Roberto Friere, Freitas Nobre, Marcondes Gadelha e João Cunha), os dois oradores mataram a pau. Mário leu o discurso e perdeu um pouco a eloqüência. Piancó falou de improviso e foi aplaudido de pé, inclusive pelos parlamentares presentes, que foram, um a um, cumprimentá-lo.
Ernesto Piancó faleceu jovem, aos 43 anos, de infarto. Estava indo levar os filhos para conhecer os avós paternos na cidade cearense do Crato. Já se vão quase 10 anos, quando isso aconteceu. Ele morreu dentro do ônibus na rodoviária de Mantena (Minas Gerais).

Comentários

Unknown disse…
Olá, me chamo Gisela Piancó, resido em Fortaleza. Sou irmã de Ernesto Piancó e gostaria muito de manter contato com você. Descobri essa pagina através do filho do Ernesto que também se chama Ernesto Piancó Morato Filho, que mora em campo Grande - Mato Grosso do Sul. Ficamos muito emocionados com amatéria e agradecidos pela relevânia sobre a inteligência do nosso grande Ernesto Piancó.
Ternura disse…
Sou a Dóris a viúva do Ernesto. Fiquei emocionada. Mas tem umas correções ele foi enterrado em 22/12/96 dia em completaria 40 anos. Motivo da ida ao Ceará comemorar os 40. Teve um AVC dentro do ônibus onde viajava com os filhos Ernesto (12) e João Paulo (5). Eu não consegui licença do trabalho para acompanhá-Los. Os meninos sozinhos com pai foram descartados na cidade de Teófilo Otoni em MG. Eu fui buscar o corpo do meu marido e meus filhos. Foi enterrado no dia do aniversário. Os meninos ainda guardam sequelas do trauma. Obrigada por manter a memória do meu marido.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.