Pular para o conteúdo principal

Democracia rima com ousadia. Então, viva a ousadia!!!

Informa Ângelo Rigon em seu site que a 4ª Conferência das Cidades do Paraná , realizada em Foz do Iguaçu, aprovou moção de repúdio ao comportamento da "administração cidadã" de Maringá no processo de mudança do Plano Diretor da cidade. O processo de alteração foi conduzido de maneira absurda, em claro desrespeito ao conjunto da sociedade local, que participara ativamente da elaboração do PD, ao longo de um ano de debates durante a administração do PT.
Mas o Governo Popular de Zé Claudio (in memorian) e João Ivo Caleffi não regulamentou o Plano, deixando em aberto, certamente acreditando na reeleição em
2004. Resultado: acabou deixando o dito pelo não dito, porque todo o trabalho, todas aquelas assembléias (foram mais de 100) acabaram na lata de lixo.Sem regulamentação o Plano Diretor ficou a mercê do novo gestor, que preferiu turbinar a especulação imobiliária ao invés de lançar mão de mecanismos que garantissem a ocupação racional do solo urbano. Por conta dessa visão distorcida de desenvolvimento sustentável, é que o mercado imobiliário vai agora avançar sobre as áreas de contenção, ameaçando os fundos de vale e, pior, expandir o perímetro urbano para o Norte e para o Sul, quando está provado por estudo minucioso do Observatório das Metrópoles, que os vazios urbanos em Maringá chegam a 40%. Mas, num levantamento mandrake da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município, a administração Silvio Barros II "detectou" apenas 4,6% de terrenos baldios. Isso claro, com o objetivo de justificar a despropositada expansão dá área urbana.
Por tudo isso é que esta moção de repúdio veio em boa hora. Veio num momento bom para se reabrir o debate a cerca daquela audiência pública suspeita, realizada às 8 horas da manhã de uma segunda-feira, em dois locais diferentes e na véspera do Natal. Isso para evitar que a sociedade tivesse um maior número de representantes e a audiência pública pudesse terminar com um resultado adverso aos interesses da especulação imobiliária.
Mas enfim, a moção reativa o debate a cerca do crescimento desordenado do parímetro urbano de Maringá, e o que é mais interessante, num ano eleitoral, onde é grande, e incontrolável por quem detém o poder, o fórum de discussão.

Viva a democracia, que mesmo que interesses econômicos lhe causem asia, segue em frente, ensinando ao povo a arte da ousadia!.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Messias. O prefeito João Ivo enviou ao presidente do Legislativo, vereador John Alves, mensagem de Lei Complementar do Plano Diretor (PD) em setembro de 2004. Infelizmente, o vereador engavetou o PD que a população elaborou no Congresso da Cidade e somente o desengavetou quando o novo prefeito pediu de volta para fazer a revisão do mesmo antes de submeter à votação na Câmara de Vereadores, o que só ocorreu em outubro de 2006. Ana Lúcia Rodrigues

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.