Pular para o conteúdo principal

Prá frente é que se anda e se joga.

A última vez que o Brasil cruzou com o Chile em Copa do Mundo foi em 1998, na França. A seleção treinada por Zagalo venceu de 4 a 1 o Chile de Zamorano e Salas. Este Chile, embora com menos estrelas, parece mais forte, mais compacto do que aquele que jogava no ataque e se descuidava da cozinha. Mas o técnico Bielsa reconhece que o Brasil é uma seleção forte e temida em qualquer circunstância.
A gente que gosta de um futebol bem jogado e fica meio de cara com esse excesso de cuidados defensivos do Dunga, torce para que de agora em diante, ele não se encante mais com as tais "goleadas de 1 a 0" que marcaram a "Era Dunga" (90 e 94). Dá tristeza lembrar aquele futebol medíocre do Lazarone e burocrático, absolutamente sem graça, do Parreira, mesmo tendo sido tetra. Por outro lado, dá saudade lembrar as seleções de Telê Santana (82 e 86), apesar dele ter abolido definitivamente os pontas, hoje substituídos pelos tais alas, eficientes no ataque, mas sem a beleza do drible.
Tudo bem que essa é a nova cara do futebol mundial, o futebol milionário das bolsas de valores, que sobe no mercado de ações na medida em que é eficiente, vitorioso. O espetáculo que se dane. Os exemplos de Garrincha, Pelé, Di Stéfano, Didi e outras referências da belaza plástica dos campos, viraram fumaça.
A propósito, o futebol da mãe África começou a encantar o mundo há quadro copas atrás com habilidade, porém muita ingenuidade. A ingenuidade continua, mas a habilidade sucumbiu no novo jeito de jogar dos irmãos africanos, que perderam a graça quando suas estrelas maiores migraram para grandes clubes europeus.
Prá frente Brasil!!!

Comentários

Wilsoleaks Alves disse…
Messias temos que lembrar que Lula é um pé frio, já FHC ganhou duas copas em seu governo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.