Pular para o conteúdo principal

Há 56 anos morria o "pai dos pobres"


Foi há exatos 56 anos que morreu Getúlio Vargas. Se matou com um tiro no peito, saindo da vida para entrar na história. Foi presidente do Brasil por duas vezes. A primeira, de 1930 a 1945. De 30 a 34, foi chefe do Governo Provisório; de 34 a 37, Presidente da República, do Governo Constitucional. Em 1934, foi eleito presidente pela Assembléia Nacional Constituinte. Em 37 deu o golpe do Estado Novo. Getúlio jogou na lata de lixo a Constituição de 1934 e outorgou ao país uma nova Carta, a "Carta Polaca", elaborada pelo jurista conservador mineiro Francisco Campos e de inspiração claramente fascista. O ditador passou a governar por decretos-leis , ignorando o Parlamento.
Os militares já estavam irritados com a ditadura Vargas, principalmente com a ameaça que pairava no ar , de prisão dos generais do Exército. Em outubro de 1945 os militares cercaram o Palácio do Catete e Getúlio aceitou a deposição, se recolhendo na sua fazenda de São Borja. Mas em 1951 voltou nos braços do povo, eleito pelo voto direto em 1950 . Governou por 3 anos e meio quando, em 24 de agosto de 1954 cometeu o suicidio. Há quem não acredite na hipótese de suicídio, com o argumento de que se a pressão que sofreu em 1954 fosse motivo para se matar, Getulio teria tomado a atitude extrema já em 45, quando se viu sitiado no Palácio. De qualquer forma, a tese do suicídio nunca foi desmontada.

Getúlio Vargas teve sua figura eternizada pelos simpatizantes e pela mídia,DIP (seu departamento de propaganda) à frente, como "pai dos pobres". Mas a história vai mostrar lá na frente, muito lá na frente, que em matéria de paternalismo Getúlio Vargas ficará a dever, e muito, para o nosso Lula da Silva, afinal, "pai dos pobres e mãe dos ricos".

Comentários

Anônimo disse…
Antes de indroduzir o clientelismo no Brasil, Getúlio destruiu a organização dos trabalhadores

Silvana
Anônimo disse…
meu pai não, deus me livre dessa naia

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.