1 de outubro de 2010

Estaria chegando a hora da implosão?



Jorge Boudoukan escreve em seu blog que o sistema capitalista está por um fio:
"As raízes da árvore frondosa do capitalismo estão podres.Seus galhos começam a despencar.Uma brisa, apenas uma brisa, para sepultar definitivamente o sistema.
E já vai tarde!
O sistema já deu o que tinha que dar.Chegou a hora do adeus".

Olha só: na década de 20, Lenin previu que , vítima de suas próprias contradições o capitalismo implodiria. Será que chegou a hora?
O diabo é que o capitalismo tem vivido crises agudas e sempre se recicla, se regenera, se fortalece. E quando isso acontece, experimenta fases de exploração cada vez mais terrível do homem pelo homem.
Não creio na pregação mofada de alguns partidos de esquerda , como as que vinham fazendo no horário eleitoral, por exemplo, o PSTU e o PCO, mas alegra-me relembrar o exercício de futurologia de um dos pais do socialismo.
O que viria após esta implosão? Com certeza não seria a caça ao burgês, pregada por Zé Maria e nem estatização geral e irrestrita pregada por Plínio de Arruda Sampaio e Rui Pimenta.
Ainda há quem fale em terceira via. Que terceira via seria esta e como ela se manifestaria e se instalaria, isso é assunto para os historiadores e sociólogos de plantão.

Nenhum comentário: