Pular para o conteúdo principal

Estaria chegando a hora da implosão?



Jorge Boudoukan escreve em seu blog que o sistema capitalista está por um fio:
"As raízes da árvore frondosa do capitalismo estão podres.Seus galhos começam a despencar.Uma brisa, apenas uma brisa, para sepultar definitivamente o sistema.
E já vai tarde!
O sistema já deu o que tinha que dar.Chegou a hora do adeus".

Olha só: na década de 20, Lenin previu que , vítima de suas próprias contradições o capitalismo implodiria. Será que chegou a hora?
O diabo é que o capitalismo tem vivido crises agudas e sempre se recicla, se regenera, se fortalece. E quando isso acontece, experimenta fases de exploração cada vez mais terrível do homem pelo homem.
Não creio na pregação mofada de alguns partidos de esquerda , como as que vinham fazendo no horário eleitoral, por exemplo, o PSTU e o PCO, mas alegra-me relembrar o exercício de futurologia de um dos pais do socialismo.
O que viria após esta implosão? Com certeza não seria a caça ao burgês, pregada por Zé Maria e nem estatização geral e irrestrita pregada por Plínio de Arruda Sampaio e Rui Pimenta.
Ainda há quem fale em terceira via. Que terceira via seria esta e como ela se manifestaria e se instalaria, isso é assunto para os historiadores e sociólogos de plantão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.