Pular para o conteúdo principal

Um paraíso chamado Pintadas

Estou numa Lan House de Pintadas, onde o sol arde feito pimenta malagueta e os termômetros beiram os 40 graus. Mas a noite refresca,a brisa sopra as orelhas do tempo e a cerveja gelada deixa no ar (e na garganta) a sensação térmica de um verdaeiro paraíso tropical. Ontem tivemos noite de gala por aqui, com o casamento de Salminha, minha afilhada. Tinha gente que não acabava mais, na igreja e no Cactus Club.
A cada passada que dou nas ruas, junto com meu irmão Daniel, encontro um um tio, um primo, uma prima. O curioso é que as pessoas, mesmo tendo me visto há 20 anos (última vez que estive por aqui) me identificam logo:"Olha alí, é Missia, a cara de Domingo de Necreto!!". Domingo era meu pai, que conhecia até as muriçócas da redondeza e Anacleto, meu avô paterno. Somado a isso, os parentes por parte de mãe. Não há um só cristão do Vale do Jacuípe que não conheça tia Kezinha e tio Daniel.
Tive uma conversa muito agradável com Valcir, primo de segundo grau, prefeito de Pintadas em segundo mandato. É pedra 90, político inteligente, de grande astúcia. Tem futuro, mas não sei como vai ser se cruzar na mesma disputa com Neusa Cadore, a ex-prefeita que já é deputada estadual desde 2006.Os dois são do PT e na hora H vão ter juízo suficiente para não se trombarem e prejudicarem Pintadas, que não pode mais ficar sem um representante na Assembléia Legislativa da Bahia. Mas quem sabe em 2014 as circunstâncias levem um para Salvador e outro para Brasília.

Bem, com a Graça de Deus e de meu padim Ciço, estarei de volta à lida quarta-feira, quando retorno a Maringá, pela Azul.

Comentários

Não m' vai decepcionar o seo Domingo do Necreto, heim? A cerva gelada num clima desse aí é tentação traidora; o bebedor descuidado costuma ficar depois mais nojento que mocotó amanhecido. Cuidado! (rsrsr)
Abs.
Dinor Chagas disse…
O Neguin me disse que tu estavas aí.
Aproveita tudo, cara.
Ah! E a capa do livro da SRM?

Abraço!
Parreiras disse…
Messias: Na sua louvação à sua Pintadas, mais um costume que admiro naquele nosso valente, poético e persistente povo: Lá, eles se identificam por parentesco possessivo. Explico: Raimundo do Zé Bigode, Pedrim de Barroza. Como nos quartéis, o costume é pela identificação: Num quartel, você seria Maringá, eu Sanzabel, por ai.
Legal prá carai...

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema