22 de março de 2011

Petro-encantamento


O Brasil tem hoje um excedente de 500 mil barris de petróleo por dia e os Estados Unidos compram em torno de 70% desse excedente. Passará a ter excedentes de bilhões de barris a partir de 2019, quando o Pre-Sal já estiver em franca produção. Isso explica o interesse e a simpatia demonstrada por Obama quando esteve aqui. E explica também porque a presidente Dilma teve condições de morder e assoprar. Morder na questão das barreiras comerciais, principalmente impostas ao nosso suco de laranja e assoprar quando o assunto era a conquista de uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.
Os conflitos no Oriente Médio deixam os americanos cada vez mais apreensivos com relação ao futuro do petróleo. Por isso, o presidente dos Estados Unidos,de Bush a Obama, têm sido gentis para com o Brasil, pois é aqui, com o Pré-Sal que pode estar a salvação da lavoura.
O Brasil desperta "paixões" dos norte-americanos por conta, naturalmente, do nosso petróleo. É uma espécie de petro-encantamento.

2 comentários:

Anônimo disse...

nosso suco de laranja....?
como assim...?
voce que adora o mst e tá sempre incentivando invasões, com certeza deve achar que o suco das laranjeiras derrubadas pelo mst na Cutrale, não seriam nossos, mas dos imperialistas, burgueses, blá, blá, blá...
ora, tenha o mínimo de coerência sujeito..

Meu Blogger disse...

Sim, nosso suco de laranja. Falo como brasileiro que não sei se você é.E aonde foi que você viu eu apoiando a derrubada dos pés de laranja da Cutrale? Respeito seu direito de crítica aos meus posicionamentos mas pelo menos tenha a dignidade de se identificar.