Pular para o conteúdo principal

Um passo importante foi dado

A Comissão Especial Interna da Reforma Política deu o primeiro passo para uma legislação que obrigue os partidos a realmente disputarem eleições, reduzindo assim o espaço para a implantação de pomares. A proibição de coligações nas eleições proporcionais inibe a utilização dos espaços de TV como moeda de troca. Tudo bem que numa eleição de vereador e deputado isso tem pouca importância, já que as negociatas mais cabeludas ocorrem nas majoritárias. A reforma política não depende apenas do Senado,já que num sistema bi-cameral como o nosso, ou Senado e Câmara aprovam ou nada feito. Mas é um passo importante,sem dúvida.
Tomara que a coisa evolua e chegue também nas eleições de prefeitos, governadores, presidentes e também de senadores. Chegando a este nível, só seriam permitidas as coligações no segundo turno. No primeiro, todos os partidos seriam obrigados a lançar candidatos próprios, mostrar a cara e aferir que quantidade de café realmente têm no bule. Isso não é tudo para a moralização do processo eleitoral no Brasil, mas já é alguma coisa. Que os anjos digam, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.