Pular para o conteúdo principal

O PMDB, a peça-chave do xadrez de 2012 em Maringá



Depois de muito tempo, Umberto Crispim deverá enfrentar uma chapa de peso na disputa do diretório do PMDB, que ele preside desde o milênio passado. O bate-chapa ocorrerá ainda neste primeiro semestre e Crispim deverá enfrentar o presidente da Câmara Máiro Hossokawa e alguns nomes de peso ainda existentes no partido, como Cláudio Ferdinandi, Renato Cardoso Machado, Oscar Batista, Everaldo Belo Moreno e o médico Carlos Amador, superintendente do HU.
Mas que esses "luminares" não menosprezem Crispim, que manipula a máquina partidária como ninguém. Apesar da sua baixa estatura partidária, ele tem o controle do PMDB local, onde raramente é dado encaminhamento às filiações que o grupo suspeita seja de oposição.

Apesar de na chapa "Rebovação" do Hossokawa contar com um Amador, não esqueçamos que alí tem muito profissional da luta partidária, o que justifica as precauções que a esta altura Crispim já deve estar se preparando para tomar.
Tem outro detalhe que o presidente da Câmara e seu grupo não podem ignorar: Crispim já estaria negociando uma aliança com o PT, de olho na vice de Ênio Verri.
Claro, nem o PT e nem Verri pensam em Crispim como vice, porque isso pode ter consequências eleitorais para a candidatura majoritária tida como uma das mais fortes até o momento. Porém, Hossokawa, que seria um ótimo vice, quer mesmo é ser cabeça de chapa. Mas só será se conseguir ganhar o diretório nas eleições de junho próximo.
De qualquer forma, haverá muito spinafre na candidatura Ênio Verri, a rigor,o único nome capaz de derrotar o grupo dos Barros, seja quem for o candidato que Ricardo bafejar.
O jogo de xadrez está apenas começando e se conseguir, com Crispim ou com Mário Hossokawa, atrair o PMDB para uma composição em 2012, o deputado Verri terá meio caminho andado.

Comentários

germano disse…
crispa vai derrotar mais um que tenta ser presideente sem conhecer os filiados a quem vai pedir votos o mprsidente da camara deveria procurar a velha guada do partido que conece bem os filiados caso contrario nao tem chances

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.