Pular para o conteúdo principal

Como o Luckaszewing aboliu a sopa de consoantes


No Bar do Bulga (blog do Marcelo Bulgarelli) está uma entrevista que o próprio Bulgarelli fez na rádio CBN com o cartunista,em 2004.Nesse delicioso bate-papo Lukas explica como surgiu o seu nome artístico:"Meu nome é Marcos Cezar Luckaszewing, filho de ucraniano. Mas um dia mandei um cartum pro Pasquim, dizendo que eu era o melhor cartunista do Paraná, embora só eu soubesse disso. Aí o Jaguar publicou e até concordou que eu era bom mesmo, mas eu tinha um nome impronunciável. Ele sugeriu que eu adotasse o Lukas". Comentou sobre as figuras que retratava e disse que em 2000 torceu pela eleição do Jairo Gianoto, pela simples razão de que o Jairo seria mais fácil de retratar no seu traço cortante. Mas votou no Zé Cláudio (+) que se transformou num bom alvo também. João Ivo, que Lukas confessa ter dificuldade de desenhar, era mostrado com uma barriga imensa. Aí aparece uma entrevista do então prefeito , que assumira o cargo com a morte do titular, rindo muito de um cartum que o Lukas fez dele:"O Lukas vai se ver comigo, vou perder a barriga com a campanha e quero ver se ele vai conseguir me desenhar". Claro, o João tinha o maior orgulho de ser retratado pelo cartunista do O Diário:"Não é para qualquer um ser desenhado pelo Lukas, não. Por isso fico muito envaidecido cada vez que ele me retrata".
O sepultamento do cartunista que deixou toda a Maringá entristecida no dia de ontem, será a tarde, em horário ainda não definido pela família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema