Pular para o conteúdo principal

Valei-me São Serapião!

Li certa vez um artigo de uma cientista política, se não me engano, Ana Maria Barbosa, em que ela sustentava: esse negócio de maioria no Congresso Nacional é puro mito. Quem garante os dois terços + 1 não é a composição de uma robusta bancada pelo governo, mas a habilidade do governante em "negociar" para ter (ou manter) uma base aliada.
Isso é histórico, vem de longe, do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça. Mas o que desespera a gente, é constatar que a prática é eterna, que uma vez entortada a boca pelo uso excessivo do cachimbo, já era...adeus correlação de forças eticamente responsável.
Agora vejo que independe de quem esteja no Palácio do Planalto, o toma lá dá cá acontece pra valer. Uns mais, outros menos, todos os presidentes acabam reféns do fisiologismo que permeia o ambiente da Câmara e do Senado. Evidente que quando o chefe de estado é propenso ao fisiologismo, a coisa se agrava. Mas todos,indistintamente, acabam sucumbindo à prática nefasta do "ou dá ou desce". Collor não é uma referência recomendável, posto que surfou na onda da corrupção e nela morreu afogado, mas o fato é que, mesmo elle teria se segurado caso seu olho fosse menos gordo do que realmente era. Lula chegou ao poder como vestal. Não deu outra, não se sustentou como o paladino da moralidade que o país imaginava ser o ex-líder metalúrgico. Agora é Dilma. Ela tenta se equilibrar no fio da navalha, manda bala, agita a vassoura (que está longe de ser a mesma do Jânio), mas não dá mais segurança de que vá se segurar ante a ameaça da "base aliada" de tirar-lhe o apoio.

É da lei da gravidade: ninguém consegue ficar lá em cima, sem sustentação aqui embaixo. Um dia quem sabe, apareça um homem, ou uma mulher aranha, para se garantir na parede da moralidade pública, firme e forte, ainda que lhe tirem a escada.
Infelizmente, a presidente Dilma emite seus primeiros sinais de fraqueza ante o rolo compressor. Esperem um pouco só e veremos deputados escancarando suas bocas cheias de saudáveis dentes,ante a reabertura das burras, com fartas liberações das emendas parlamentares que a presidente Dilma tenta segurar.
Ô Balestra, permita-me chamar a proteção de São Serapião!

Comentários

Acedo a tudo aqui dito e messiasmente bem dito, bendit'o rogo ao “nosso” São Serapião, protetor dozórfos, qu’ somos, ‘stamos e continuamos. Entre quem entre, saia quem caia, de saia, com ou sem azagaia. Fiquemos d’ atalaia... que chiclete cola na sola.
abs

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema