Pular para o conteúdo principal

A força da lei e a lei da força contra quem nem força tem

A reintegração de posse de uma fazenda de Americana (SP)foi prova cabal de que no Brasil a justiça pune mais quem ocupa terras devolutas de que quem das terras se ocupam. Sentença de uma júíza de primeira instância despejou trabalhadores sem terra que ocuparam uma propriedade pertencente ao INSS, mas que vinha servindo de área de plantio de cana para uma usina de álcool. Não adiantou o pedido do Ouvidor Agrário Nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária , desembargador Gercino José da Silva Filho. Ele solicitara que o cumprimento da limiminar fosse adiado, até que o Incra concluísse investigação sobre a situação da área.Não teve contemplação: os trabalhadores foram expulsos pela força da lei e pela lei da força.
Sobre este assunto, comentou em seu blog o professor Elias Canuto Brandão, de Maringá:

"Justiça despeja sem terra e não despeja quem grilou a terra. Reportagens mostram como o Estado de direito se comporta diante do estado do dinheiro. E muitos dizem que a justiça pratica justiça. Tudo bem. Pratica. Mas beneficiando quem?".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.